Meu vidraceiro

Você sabe qual é o tipo de vidro ideal para envidraçamento de sacadas?

Isso porque, diferentemente do guarda-corpo em que é exigido somente o laminado, o envidraçamento de sacada não exerce as funções de guarda-corpos nem precisa ter desempenho na vedação da água.

Sua função é apenas fechar o vão, parcialmente ou integralmente, através de painéis deslizantes, pivotantes ou fixos, ainda que, na prática, o envidraçamento é utilizado para proteger varandas, especialmente em apartamentos, de chuva, vento e sol, oferecendo flexibilidade na abertura ou fechamento da área.

Entretanto, pode ser necessária a aplicação do vidro laminado. A determinação do tipo de vidro, assim como sua espessura, envolve muitos fatores que devem ser analisados. Este cálculo considera o peso que o sistema irá suportar, tanto aberto como fechado.

Localização do imóvel

O contexto do empreendimento também deve ser considerado, o que inclui o cálculo estrutural do prédio. Em casos de edifícios, onde várias unidades e andares com o sistema aplicado, deve ser feita uma avaliação do peso acrescido na edificação. 

Alguns condomínios já possuem regras próprias que orientam quanto à segurança e também podem ter definido um padrão estético. Certifique-se sobre as normas do condomínio para seu cliente não sofrer multas e ainda ter que refazer o sistema de envidraçamento. O vidraceiro tem o papel de orientá-lo também.  Avaliem juntos a melhor alternativa para o fechamento. 

A região onde o empreendimento está inserido também interfere, pois as cargas de vento também devem ser consideradas. Uma região com ventos fortes, resultando em maiores impactos, exige sistemas mais resistentes. 

Nestes casos, o vidro mais recomendado é o laminado, que, mesmo quando se quebra, não abre o vão, já que os cacos de vidro ficam retidos na película intermediária entre as duas chapas de vidro.

A abertura do vão pode provocar tanto quedas fatais para quem está no apartamento quanto acidentes com o vidro em queda. Caso tenha pessoas passando pelo térreo, o morador da unidade se responsabiliza. Tudo isso tem que ser orientado pelo vidraceiro.

Tecnologias agregadas

As necessidades do imóvel e seus usuários também são levadas em consideração na definição do projeto de envidraçamento. Se for uma região com bastante incidência solar, incluir um vidro de controle solar pode ser uma alternativa interessante.

Este tipo de vidro mantém a iluminação natural, mas filtra os raios solares e promove um controle de temperatura. Protege ainda móveis que desbotam e estragam com a exposição solar.

Vidros insulados ou duplos, que fazem o isolamento acústico, são indicados para locais com alta intensidade sonora. Podem ainda ser aplicados até vidros serigrafados ou com impressão digital em vidro, caso não interfira nas regras estéticas do condomínio. 

Sistemas anteriores

Em casos onde já tem um fechamento instalado por outro profissional, o vidraceiro deve se atentar a como este foi feito e refazer o sistema, pois, ao mexer no projeto, se responsabiliza por ele, podendo responder judicialmente pelos erros da instalação anterior.

O mesmo vale para sacadas que possuem um guarda-corpo e o envidraçamento foi feito sobre ele. O fabricante desse sistema assume a responsabilidade da conformidade dos guarda-corpos – NBR 14718 – Guarda-corpos para edificações.

 

Vidraceiro você quer divulgar os seus serviços de instalação de vidro de forma mais prática e ágil? Então vem para o meu vidraceiro, aqui você tem a  oportunidade de gerar mais negócios e 

Faça um teste grátis.

Fale com nossa equipe comercial pelo link: https://bit.ly/querofazerotestenomv

 
×