Meu vidraceiro

Você sabe como controlar os custos de sua vidraçaria?

Para garantir a saúde financeiro de qualquer negócio é primordial monitorar tudo que entra e sai, ou seja, o faturamento e os custos. Este controle é importante não somente para ter clareza do lucro obtido, mas para gerar dados que irão ajudar no planejamento de melhorias, pois entenderá onde estão os principais gastos e entraves. 

 

Para não perder o controle do negócio, o empresário deve anotar diariamente tudo que vende (dinheiro que entra) e o que gasta (dinheiro que sai), seja de forma simples em uma folha de caderno ou planilha do Excel, ou com tecnologias mais avançadas como Softwares de gestão. Não existem fórmulas prontas para o controle do fluxo de caixa, o empresário deve ter planejamento, objetividade, dedicação e disciplina para conseguir um fluxo de caixa eficiente.

 

 

O que considerar como custo?

 

Os custos de uma vidraçaria geralmente incluem investimentos em aluguel, se o imóvel não for próprio, água, luz, telefone, internet, taxas e contribuições, seguros e segurança local, limpeza e manutenção do espaço, com salários dos funcionários e encargos. Podem também haver gastos com assessoria contábil e jurídica e com ações de marketing e divulgação, como com a manutenção dos site e redes sociais. 

 

Custos invisíveis

 

Além de custos fixos, há os custos variáveis, com os insumos e produtos utilizados nas instalações, como ferragens, acessórios e as chapas de vidro, e os muitas vezes não considerados, chamados de custos invisíveis, como com combustível do veículo e outras formas de locomoção e com os insumos e produtos utilizados nas instalações, como ferragens, acessórios e as chapas de vidro.  

 

Controle e organização dos custos da vidraçaria

 

O gerenciamento dos custos e um controle consciente para sua redução é determinante para que o empreendedor tenha sucesso, pois o vidraceiro passa a ter clareza de seus desperdícios, consegue comprar pelo melhor preço e controlar todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maiores as chances de ganhar no resultado final do negócio. 

 

A porcentagem que deve ser investida para o fluxo de caixa depende de cada negócio. É muito importante manter uma planilha de fluxo de caixa para administrar os pagamentos de forma correta. Com isso, será mais fácil se organizar para pagar as contas pontualmente e, assim, obter vantagens junto aos fornecedores. 

 

Existem diversos cursos gratuitos, como os oferecidos pelo Sebrae, para orientar na organização destes custos. O mercado também oferece diversas ferramentas de controle. Uma delas é o app do Meu Vidraceiro, através do qual é possível anotar com facilidade todas estas informações e gerar relatórios rapidamente. 

 

Saiba mais sobre as funcionalidades do app Meu Vidraceiro

 

 

Essencial na definição dos preços

 

Ao ter claramente seus custos, considerando variáveis e invariáveis, o vidraceiro terá mais consciência na hora de definir seu preço. Muitas vezes, por não ter clareza de todos os custos, acaba avaliando por baixo sua margem de lucro e ficando no prejuízo. 

 

Não é produtivo somente considerar os valores praticados pelo mercado, o empreendedor de vidraçaria tem que analisar a realidade de seu negócio, ou seja, os seus próprios custos, para garantir sua margem de lucro. 

 

Na hora de definir os preços é preciso considerar tudo para garantir a margem de lucro. Especialistas recomendam contemplar tudo que foi gasto em vidros e ferragens e considerar de 70 a 85% a mais para embutir estes custos fixos e variáveis como transporte, estrutura e ferramentas, e ainda ter uma lucratividade condizente com seu trabalho. Na pior das hipóteses considere 50%.

 

Prevenindo para não remediar

 

A instabilidade de qualquer negócio tem que estar prevista no planejamento. E começar sem nenhum capital é muito arriscado. O ideal é ter garantidas as despesas de três a seis meses.  Mesmo depois do negócio engrenar, para manter a saúde de seu empreendimento, se faz necessário uma reserva em caixa para gastos imprevistos.

 

Esta reserva de caixa é o que garante a continuidade do negócio em momentos de crise. Quem se prepara para entraves, não é pego de surpresa com desafios não planejados, afinal, não podemos ter o controle de tudo, e as oscilações do mercado é uma delas. 

 

 

 

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