Meu vidraceiro

Vidro polarizado: Como são fabricados e quais suas aplicações?

Você sabia que é possível criar janelas privadas ou separar ambientes através de um vidro inteligente? O vidro polarizado, além de ser utilizado como isolamento acústico, altera a sua cor entre transparente e opaco. 

Esse tipo de produto possui uma alta tecnologia, embora seja algo recente no mercado vidreiro, ele tem se tornado cada vez mais utilizado em obras, por isso o Meu Vidraceiro resolveu criar um artigo explicando as suas funcionalidades. 

Como surgiu o vidro polarizado ?

O vidro polarizado foi criado nos Estados Unidos em meados dos anos 70 e começou a ser utilizado em construções de grandes empresas no início dos anos 90. Devido às limitações tecnológicas daquela época o custo do material era consideravelmente alto, fazendo com que o uso do vidro fosse restrito apenas a empresas e pessoas com condições financeiras mais elevadas.

Atualmente, o vidro polarizado está entre os mais procurados no Brasil é produzido desde 2007, permitindo aos vidraceiros que desfrutarem da inovação e qualidade que esse tipo de vidro proporciona em suas instalações. 

Como funciona o vidro polarizado ?

Os vidros polarizados são laminados e podem ser encontrados em diferentes espessuras de 10 mm ou 14 mm podendo variar um pouco mais de acordo com cada projeto. 

Ele possui uma tecnologia que permite alternância da privacidade através de uma película de LCD entre duas chapas de vidro como se fosse um tipo de display.

Este tipo de display é algo revolucionário e consiste em partículas suspensas em cristal líquido. Isso significa que quando passa por uma corrente elétrica, essas partículas mudam de posição permitindo a entrada da luz o deixando transparente.

O vidro polarizado em condições normais apresenta opacidade que geralmente fica na cor branco translúcido.

Quando esse tipo de vidro recebe uma corrente elétrica, ele reorganiza as moléculas e fica transparente e quando essa carga é removida, as moléculas se difundem atribuindo o efeito opaco ao vidro proporcionando maior privacidade ao local em que foi instalado.

Conheças as aplicações do vidro polarizado

O vidro polarizado pode ser aplicado em diversos ambientes como: interior e exterior, residenciais,escritórios, paredes, telas de projeção, divisórias de banheiro, clínicas médicas, lojas, bares, navios, hotéis, entre outros.

As aplicações são diversas e dependem apenas da imaginação do cliente ou da especialização do profissional que irá aplicar o vidro. 

Existem inúmeras invenções com vidros polarizados que podem trazer sofisticação aos locais e funcionalidade dependendo da necessidade.

Benefícios do vidro polarizado

O vidro polarizado apresenta um equilíbrio entre privacidade e exposição, além disso possui uma excelente resistência às mudanças climáticas podendo ser exposto à luz solar e chuva sem sofrer danos.

Porém, é importante lembrar que qualquer projeto deve seguir as normas da ABNT principalmente a NBR-7199 que especifica os requisitos para projetos, execução e aplicações de vidros na construção civil.

Funcionando corretamente, o vidro não só apresenta baixa degradação e fácil manutenção, mas também se torna um produto muito durável. 

Precisa otimizar os processos de atendimento da sua vidraçaria? Baixe gratuitamente o aplicativo do Meu Vidraceiro e fique na frente dos seus concorrentes.

Deixe um comentário

9 + dezesseis =

×