Meu vidraceiro

Vidro comum ou vidro temperado em janelas?

 

A utilização de vidro float, que é comumente aplicado em janelas, tem sido tema de debate. O vidro comum é permitido em casos em que o material é encaixilhado em todo seu perímetro, o que acontece nas instalações de janelas.

 

Porém, a segurança, mesmo nestes casos, é questionável, ainda que a norma não faça maiores exigências. Vale ressaltar que as normas técnicas sugerem o mínimo e que um bom profissional pode e deve avaliar em cada caso se cabe um cuidado ainda maior, para além do que a norma sugere.

 

Este é o caso das instalações de janelas. Para uma maior segurança, questiona-se que devem ser utilizado vidros temperado. Aliás, em qualquer situação na construção civil, aplicar pelo menos um vidro temperado de 8mm seria o mais adequado. Afinal, melhor pecar pelo excesso do que colocar usuários em possíveis riscos.

 

O vidro comum apresenta muitos riscos, principalmente a partir de uma certa altura, já que, diferentemente do vidro temperado, que em caso de quebra forma pedaços de vidro grandes e não cortantes, o vidro comum estilhaça. 

 

O vidro comum quando quebra é sempre muito perigoso devido à massa pesada do vidro somado à força da gravidade. Qualquer pedaço que caia de uma janela à altura de 1,10 metro chega ao chão com o força de peso de 9,8 vezes o peso original da peça. 

 

Imagine um caco de vidro de um quilo caindo ao chão com força de 10 quilos. Isto falando de uma altura de um metro. Agora pense em um caco de vidro caindo de um prédio por exemplo de 20 metros? Ou seja, a certa altura, qualquer caco vira uma guilhotina. 

 

Vidros comuns possuem uma potencialidade enorme de causar acidentes e ferir pessoas. Avalie sempre a situação em especial e ofereça a maior qualidade e segurança para seu cliente.

 

Está buscando mais clientes para sua vidraçaria? Cadastre-se na plataforma Meu Vidraceiro e receba pedidos de orçamento! Você também pode ter uma página exclusiva na internet para seu negócio. Saiba como aqui.

 

Deixe um comentário

20 − um =

×