Visto que, apesar de existirem inúmeras e inovadoras possibilidades de aplicação do vidro, o material é necessário em absolutamente todas as obras, ao menos nas instalações mais básicas, como janelas.
Com o avanço da construção civil e a verticalização das cidades, surge muita demanda para instalação de janelas. Porém, apesar de parecer simples e corriqueira, as janelas precisam garantir total segurança aos usuários, especialmente em grandes alturas como nos milhares de prédios construídos todos os anos.
Mas, afinal, você sabe qual é o vidro indicado para instalações de janelas? A norma técnica ABNT NBR 7199 de vidros para a construção recomenda vidros de segurança, como temperado, aramado e laminado. Vamos relembrar um pouco sobre cada um deles.
O que é um vidro de segurança?
É um vidro que, em caso de quebra, não irá cortar, seja porque os cacos quebraram em pedaços não cortantes, como é o caso do vidro temperado, ou porque ficará retido na película protetora, como é o caso do laminado.
Vidro temperado: Passa por um processo de choque térmico, quando é superaquecido a mais de 600 graus, e depois resfriado. Dessa forma, cria novas propriedades que o tornam ao menos cinco vezes mais resistente que o vidro float. Ao se quebrar, forma cacos não cortantes.
Vidro laminado: Formado por duas ou mais chapas de vidro, possui também uma película intermediária que garante mais resistência e ainda retém os cacos em caso de quebra, preservando o vão, que não sofre aberturas.
Vidro aramado: É um vidro impresso, que possui uma textura em sua aparência e menos translucidez. Possui uma malha metálica incorporada à sua massa. Por isso, é considerado um vidro de segurança.
Qual o vidro mais recomendado para janelas?
O mais comumente aplicado é o temperado, e está tudo certo porque está dentro do recomendado pela norma. Entretanto, vale ressaltar que as normas, apesar de parecerem rigorosas, recomendam apenas o mínimo para ter segurança.
Muitas vezes é preciso ir além da norma. Alguns profissionais da cadeia vidreira questionam o hábito predominante de utilizar vidros temperados e acreditam que o ideal são os vidros laminados. Isso porque, como já comentamos, o vidro laminado, além de ser mais resistente por conter duas chapas de vidro, mantém o vão intacto em caso de quebra, pois os cacos ficam retidos na película intermediária. Em grandes edifícios seria essencial para garantir a integridade dos moradores.
Vidraceiro você quer divulgar os seus serviços de instalação de vidro de forma mais prática e ágil? Então vem para o meu vidraceiro, aqui você tem a oportunidade de gerar mais negócios e
Faça um teste grátis.
Fale com nossa equipe comercial pelo link: https://bit.ly/querofazerotestenomv