Quando um vidraceiro fecha um orçamento com o cliente, ele deve se preparar para a obra, nesse momento um bom planejamento é primordial para que tudo ocorra conforme o esperado e não tenha atrasos.
Fazer as coisas de modo desorganizado ou improvisado abre grandes possibilidades para o surgimento de problemas, pois mesmo com o cronograma seguido de forma correta, imprevistos podem acontecer.
O Meu Vidraceiro separou algumas dicas para ressaltar os cuidados que o profissional precisa ter antes de iniciar a obra.
Planejamento
Antes de iniciar o projeto o vidraceiro deve realizar a medição e apresentar o orçamento da instalação, nesse momento é esperado que todos os itens necessários como ferragens, acessórios e equipamentos para realizar a obra estejam previamente definidos.
O ideal é o vidraceiro organizar as ferragens e acessórios em seu estoque dessa forma não terá problemas e nem atrasos pela necessidade de aquisições de novos materiais de última hora. Assim facilita quando ele sair para realizar a instalação, pois tudo estará separado.
Organize o local onde o vidro será instalado
Organizar o local da instalação, independente do tamanho, é muito importante, assim como realizar todo planejamento antes de chegar ao local.
Um ambiente bem organizado, permite que o vidraceiro realize o serviço de forma mais eficaz, entregando os serviços no prazo estabelecido.
Observe com antecedência em jornais, televisão ou dispositivos móveis as mudanças climáticas que podem atrapalhar a instalação, prepare-se para possíveis desafios causados por esses fatores.
Medição
Uma medição realizada de forma minuciosa e correta, evita retrabalho causado por erros. Por isso, é preciso prestar muita atenção quando se realiza esse procedimento, pois as medições necessitam ser muito precisas com a definição dos pontos de perfuração previamente feitos para evitar danos irreversíveis no local da instalação.
O processo deve ser realizado de forma milimétrica, marque corretamente o local antes de criar qualquer furo, pois quando fazer o chumbamento será difícil realizar ajustes na parede.
A primeira impressão é a que fica
O vidraceiro que deseja passar uma boa impressão de pessoa organizada e profissional deve se preparar antes de chegar ao local de trabalho.
A utilização de uniforme, ferramentas adequadas, trena e nível a laser, todos esses detalhes contam, pois os clientes são bem visuais e caso se apresente de forma desgrenhada e sem equipamentos adequados pode causar má impressão.
Faça uma auto análise de como está a sua imagem. Todo profissional independente de sua área de atuação deve passar uma impressão de seriedade, pois passam mais credibilidade e confiança.
Vidraceiro bem equipado
O vidraceiro para garantir um serviço eficaz precisa estar bem equipado com as ferramentas necessárias para cada tipo de instalação, sem esquecer de utilizar os equipamentos de proteção individual exigidos pelas normas.
O uso adequado dos equipamentos de proteção individual garante a segurança do vidraceiro, evitando acidentes com cortes, perfurações, quedas, fraturas e deslocamentos.
Independente de qualquer fator é fundamental sempre seguir as recomendações de segurança descritas na norma NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações.
Essa norma como próprio nome indica é que estabelece as regras gerais para a utilização dos vidros na construção civil. Todos os profissionais vidreiros e especificadores de vidro devem segui-la, sem exceção.
Alguns atualizações foram realizadas desde que a norma NBR 7199, foi criada, por isso é importante sempre verificar as informações para não fazer nada que possa prejudicar o seu trabalho.
A sua vidraçaria está um caos e você precisa mudar a forma de atendimento ? Baixe gratuitamente o nosso aplicativo.