Meu vidraceiro

Saiba como montar um plano de negócios para sua vidraçaria

 

Muitas vidraçarias e negócios de outros segmentos falham não por questões técnicas, mas problemas de gestão. O principal equívoco é já começar a empreender sem planejamento. Mas, o que seria, afinal, um plano de negócios? Que tipo de informações ele deve conter? O plano de negócios é um documento onde você descreve dados do seu mercado de atuação, capital disponível para investimento, objetivos que deseja alcançar e cada passa que será dado em seu negócio para que atinge estes resultados. 

 

Assim, você comete os erros no papel e evita cometê-los no mercado, podendo reformular as ideias sem prejuízos. Ao elaborar um Plano de Negócio para sua vidraçaria você terá uma visão clara de sua futura empresa e as reais possibilidades de sucesso ou insucesso. Um bom Plano de Negócio permitirá ao empreendedor aprimorar sua ideia, tornando-a mais clara e precisa, a partir da busca de informações completas e detalhadas sobre o seu futuro empreendimento. Poderá conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio, concorrentes, fornecedores, futuros clientes e a gestão adequada dos seus processos e recursos. 

 

O Plano de Negócio não é um documento que se desenvolve em um piscar de olhos. Leva tempo para ser produzido e o ideal é que esteja sempre atualizado, especialmente quando tiver planos de expansão de sua vidraçaria. A seguir, organizamos algumas dicas em tópicos para te auxiliar sobre como montar um plano de negócios para sua vidraçaria. Essas orientações são do Sebrae, que também fornece conteúdos diversos sobre gestão de negócios para pequenos e médios empreendedores. 

 

Como montar um Plano de Negócios para sua vidraçaria

 

Descreve detalhadamente como será sua vidraçaria e como esta funcionará. Tenha em mente e coloque no papel uma ideia prévia do negócio, antecipando expectativas de ações e resultados. Resumidamente, um plano de negócio não pode deixar de abordar os seguintes aspectos:

 

Fins – Especificação de objetivos e metas.

Meios – Definição de políticas, programas, procedimentos e práticas, visando o alcance dos objetivos e metas.

Recursos – Especificação dos tipos de recursos (financeiros, humanos, físicos, materiais) e quantidades necessárias; como os recursos devem ser gerados ou obtidos; e como eles devem ser alocados às atividades.

Implantação – Procedimentos que serão adotados para antecipar ou detectar erros no plano ou falhas na sua execução, bem como para prevenção e correção contínua dos mesmos. 

 

 

A etapa seguinte deverá conter

Objetivo básico – é o primeiro desenho da missão da empresa, levando em consideração o perfil do empreendedor.

Objetivo estratégico – é o desenho final da missão, incluindo o objetivo básico associado à estratégia de atuação para cumpri-lo.

Estratégia organizacional – é a formatação de como será a hierarquia da empresa, com organograma, áreas e cargos definidos.

Estratégia gerencial – é o detalhamento do gerenciamento de cada parte do negócio.

Estratégia de pessoal – é a definição da política de recursos humanos, que inclui fatores motivacionais, relacionamentos internos e externos, plano de carreira, etc.

Estratégia de marketing – são as definições de atuação no mercado, divulgação dos produtos e serviços, relacionamento com o cliente, relacionamento com fornecedores e parceiros e avaliação da concorrência.

Estratégia de sistemas – é conjunto de ações, objetos, ideias e informações que interagem entre si e modificam outros sistemas. Esta estratégia é considerada a visão sistêmica da empresa, pois analisará e acompanhará o funcionamento dos equipamentos/máquinas em relação às pessoas e às informações e vice-versa, visando o objetivo e o resultado final.

 

Achou confuso? Separamos algumas dicas para te ajudar a definir estes itens

 

Dinheiro disponível

Calcule o capital que você tem disponível ou pode ainda programar e o que é possível fazer com ele. Como é importante ter uma reserva de caixa e itens mínimos para sua atuação, como um carro adequado para o transporte de vidro, equipamentos para instalação e de proteção, separado o investimento necessários para tal, se o dinheiro disponível restante não for suficiente para montar um ponto, ter funcionários ou uma estrutura maior, pense em alternativas, como atuar em todos os processos sozinho, montar um escritório em casa e divulgar seus serviços pela internet. Esta é uma opção, mas caso o capital não seja suficiente para os itens que definiu como o mínimo necessário para iniciar seu negócio, talvez seja uma alternativa estender o prazo de abertura da vidraçaria. 

 

Demanda por instalações com vidro

Antes de aplicar todo seu capital em um empreendimento, analise quais oportunidades aquele mercado de atuação e se os tipos de instalação que oferece são demandados na região onde irá trabalhar. Devem ser analisados e calculados previamente a oportunidade de negócio, quantificação da clientela, estimativa de faturamento, investimento necessário e custo operacional. Avalie o potencial/rentabilidade do negócio versus o retorno de investimento. Todos estes detalhes, baseados na ideia que você já tem do mercado, em pesquisas e dados já disponíveis e avaliação que podem fazer com potenciais clientes irão garantir sua futura lucratividade. 

 

Seja realista

O principal é avaliar se sua ideia não é uma ilusão. Muitas pessoas têm ideias que são inviáveis na prática. Existe a falsa ilusão de que é fácil um negócio. Por isso, o mais importante é estar pronto para o desafio e ciente do empenho necessário para que tudo dê certo. Assumir riscos, ter paciência e planejamento no longo prazo são pensamentos que nenhum empresário deve abandonar. Para estabelecer suas metas e traçar a estratégia, o empreendedor deve comparar sua empresa com o mercado e mapear riscos e oportunidades da região escolhida para implantação do estabelecimento. 

 

 

 

Deixe um comentário

6 + 11 =

×