Meu vidraceiro

Saiba como manter a segurança dos funcionários da sua vidraçaria

É de extrema importância fazer instalações de vidro dentro das normas vigentes, assim como utilizar produtos de qualidade para garantir a segurança dos profissionais. Infelizmente algumas vidraçarias estão tão focadas na proteção do cliente que acabam dando menos atenção aos vidraceiros que executam os serviços. 

Todo projeto pode oferecer riscos assim como, a instalação de boxes de vidros, envidraçamento de sacada, fachadas de vidro, entre outras. Por esse motivo a vidraçaria é responsável pela segurança do vidraceiro, podendo até responder judicialmente em caso de acidentes. 

Por isso, as vidraçarias precisam adotar procedimentos que garantam a segurança dos vidraceiros oferecendo acessórios e equipamentos necessários para sua proteção. Por isso, o Meu Vidraceiro, separou algumas dicas para garantir a segurança dos funcionários de uma vidraçaria.

EPI – Equipamentos de Proteção Individual

Os equipamentos de segurança são primordiais para execução de qualquer serviço no ramo vidreiro e estão descritos na norma técnica ABNT NBR 7199 – Vidros na Construção Civil, como o uso adequado de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual

O grande desafio é que muitos vidraceiros possuem certa resistência para utilizá-los, mas é importante ressaltar que cada profissional deve utilizá-los para evitar acidentes, e caso isso não ocorra, a vidraçaria pode exigir.

Muitos profissionais pensam que os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), podem atrapalhar ao invés de ajudar na realização adequada das tarefas. 

Além dos riscos de acidente nas instalações e com o manuseio das ferramentas, o vidraceiro trabalha com um materiais cortantes que podem quebrar a qualquer momento. 

Os equipamentos de segurança podem evitar acidentes como: cortes, perfurações, quedas, fraturas e deslocamentos.

Instalações em lugares altos

Algumas instalações são executadas em grandes alturas acima de dois metros que podem resultar em quedas graves.

Para realização desse trabalho devem ser seguidas as orientações da Norma Regulamentadora NR-35, que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, que inclui planejamento, organização e a execução do mesmo, garantindo a segurança dos envolvidos direta ou indiretamente. 

Os trabalhos realizados em locais altos é um dos que mais causam acidentes graves podendo levar o profissional até a morte. 

A prevenção desse tipo de acidente grave envolve detalhes como a utilização de calçados adequados e sem cadarços para evitar quedas que acima de cinco metros de altura podem ser fatais. 

A avaliação médica do profissional deve ser realizada antes da execução do trabalho através de exames de rotina e histórico clínico do profissional a fim de evitar um mal súbito e evitar acidentes.

Independente do tipo de trabalho é necessário o uso dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) adequados para executar os serviços nesse tipo de ambiente e o vidraceiro deve certificar as condições do equipamento antes do uso, conferindo se estão fortes e estáveis o suficiente.  

É necessário a utilização de cintos de segurança, cabos e acessórios adequados e que suportem o peso dos profissionais sem sobrecarregá-los as escadas com cargas maiores do que as permitidas 

Os profissionais não devem ultrapassar a fivela do cinto na área da escada e degraus. O ideal é manter a fivela do cinto dentro da área e sempre manter os dois pés na mesma altura durante a realização do serviço.

Transporte de vidros

Os acidentes não se restringem apenas à instalação, eles podem acontecer durante o manuseio do vidro na vidraçaria ou até no transporte até o local da obra, que no percurso pode sofrer quedas e quebras do material. 

Para realização de um transporte de vidro seguro suas chapas devem ficar amarradas, ancoradas e acondicionadas de forma correta no compartimento de carga para evitar possíveis movimentações. 

Esses tipos de amarrações não podem ser realizadas do lado de fora do veículo de transporte, pois é necessário prender a carga através de equipamento seguros, como: ganchos devidamente adaptados, cabos de aço, correntes ou uma cinta específica para quantidade de carga.

Quer mais dicas como essa ? Acompanhe as novidades do Meu Vidraceiro e não deixe de baixar o nosso aplicativo.

×