Instalar o vidro da forma correta necessita de profissionais qualificados que possam oferecer todos os cuidados garantindo maior durabilidade do produto instalado. O Meu Vidraceiro, separou alguns dos principais erros cometidos por alguns e qual é a melhor maneira de evitá-los.
Qualificação profissional
Os vidraceiros sem qualificação profissional podem provocar acidentes ao realizar instalações, isso pode significar problemas tanto para a vidraçaria quanto para o consumidor. O vidraceiro pode ter retrabalho para arrumar detalhes e serviços realizados de forma incorreta e, ao cliente, porque além de perder tempo, terá dor de cabeça para tentar solucionar o problema.
Um trabalho feito de forma especializada poderá evitar muitos problemas com a instalação de vidros, portas e janelas, encaixes, vedação, parafusos e ferragens.
Especificações do projeto
Um dos erros mais comuns ao instalar o vidro e que pode gerar grandes riscos é não observar as especificações do projeto, promovendo desperdício de matéria-prima e tempo. Antes de mais nada é necessário verificar as medidas e características dos vidros e se estão de acordo com o que foi determinado e se possui disponibilidade de entrega na fábrica.
Outra dica importante é checar se os vãos e as esquadrias e ferragens são ideais para as medidas e características do vidro escolhido. Se o projeto solicitar uma porta de grandes dimensões é necessário que o conjunto aguente o peso, através de dobradiças especiais, que vão manter o objeto sem ceder ou causar um acidente.
Transporte de vidro
O vidro é muito frágil e requer cuidados para ser movimentado e pode ter grandes riscos de quebra espontânea e gerar prejuízos para a vidraçaria.
Para realizar o manuseamento correto é necessário proteger as bordas do vidro com papelão, carrinhos e cavaletes adequados para apoio do material de forma segura.
Verificar os materiais necessários
Antes de realizar a instalação do vidro é necessário verificar as características do ambiente e dos vidros.
Perfis
Existem alguns tipos de vidros que necessitam da utilização de perfis especiais para suportar o peso e a espessura do material. Perfis de PVC, dispensa o uso de calços por serem mais macios.
Bolor
Locais com muita umidade necessitam de silicone com ação fungicida para instalação de vidros, esse material evita bolores. Quando silicone estiver contaminado é necessário higienizar o local com álcool isopropílico e refazer a vedação.
Vazamentos
Evite vazamento com a utilização de borrachas e silicones especiais.
Calços de qualidade duvidosa
Segundo a norma NBR 7199, o calço tem a função de manter a lâmina de vidro em uma posição adequada em relação à cavidade de alojamento previstos nos perfis da folha e evitar o contato direto com materiais que possam causar danos ao vidro.
O calço é um item fundamental na instalação de vidros, caso ele não seja, com o tempo, o atrito do vidro com o perfil pode provocar trincas e quebras.
Para escolher o melhor calço, é fundamental considerar as dimensões do vidro onde os calços possam suportar um peso maior que somente o vidro. É recomendado o uso de esquadrias, exceto quando existirem sistemas que evitem o contato entre vidro e perfil.
A norma indica que as dimensões de calço de borda da peça são:
-
Espessura, igual a folga da borda
-
Largura, igual a espessura do vidro mais duas folgas laterais
-
Comprimento de acordo com o material do calço, para evitar o esmagamento ou deformações excessivas que provoquem o contato da peça com a esquadria.
Os calços laterais são obrigatórios quando o material utilizado na vedação não é resistente o suficiente para equilibrar as pressões do vidro e manter a folga evitando o contato da peça de vidro com a esquadria e suas dimensões indicadas são:
-
Espessura = folga lateral
-
Largura = inferior à altura do rebaixo
Vedação inadequada
Aplicação inadequada de silicones ou borrachas podem provocar vazamento de água para dentro da estrutura. Se a vedação é realizada através silicone é necessário colocar fitas adesivas nas bordas do vidro para impedir respingos do material e garantindo melhor acabamento. Caso seja borracha, deve evitar esticar o material, pois pode comprometer a acomodação do vidro e o preenchimento do perfil.
De acordo com a norma vigente, as guarnições devem se adaptar às dilatações, deformações e vibrações causadas por ações mecânicas ou variação de temperatura.
Gostaria de aumentar a produtividade da sua vidraçaria? baixe gratuitamente o aplicativo do Meu Vidraceiro.