Meu vidraceiro

Qual tipo de vidro devo utilizar em uma cobertura?

 

As coberturas de vidro embelezam qualquer local trazendo sofisticação e modernidade, além de proporcionarem abundância de luz natural ao ambiente, que contribui com a sustentabilidade e economia de energia elétrica. Elas podem ser instaladas com facilidade em ambientes estratégicos como jardins, garagens, piscinas, varandas e quintais, porém, alguns fatores precisam ser considerados, tais como a garantia da segurança da instalação e a incidência de raios solares e barulhos externos. A escolha do tipo de vidro correto garante a qualidade da instalação e pode trazer ainda mais benefícios ao ambiente, veja a seguir qual tipo de vidro é o ideal para esse tipo de projeto: 

Qual tipo de vidro utilizar em uma instalação de cobertura?

A instalação da cobertura deve seguir todas as orientações descritas na ABNT NBR 7199 – Projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil, de acordo com a norma, o vidro que deve ser utilizado em instalações de cobertura é o vidro laminado. Além de muito mais resistente, o vidro laminado garante a segurança dos usuários em caso de quebra e estilhaçamento das peças, pois ele mantém os cacos de vidro em conjunto quando quebrado. 

O que é o vidro laminado? 

O vidro laminado é composto por duas ou mais chapas de vidro unidas por uma película de PVB ou resina, que é a responsável por segurar os estilhaços. Esse tipo de vidro também pode ser constituído de chapas de vidro temperado, o que confere ainda mais resistência a cobertura, além disso, podem ser agregados outros tipos de beneficiamento, como os vidros de controle solar ou o vidro insulado, para maior proteção contra os raios solares e barulhos externos, ou mesmo o vidro autolimpante, agregando ainda mais conforto, praticidade e qualidade a obra.

Vantagens da cobertura de vidro

  • Uso da iluminação natural – Como dito antes, as coberturas de vidro proporcionam bom uso da iluminação natural, contribuindo para a economia de energia elétrica.

  • Sensação de amplitude – Diferente de outros materiais, a transparência do vidro colabora com o aproveitamento do espaço e da vista do local.

  • Segurança – Quando instalado da maneira correta, o vidro mantém a segurança dos usuários e impede a ação de agentes externos como chuva, poeira e sol excessivo sobre a área.

  • Isolamento acústico – Mesmo que seja usado somente o vidro laminado, o vidro é um material que consegue promover bastante isolamento acústico, além de emitir menos barulho no caso de chuvas em comparação com outros materiais, por exemplo.

  • Demanda pouca manutenção – Apesar de ter um custo de instalação elevado quando comparado a outros materiais, o vidro é um material resistente que auxilia inclusive na conservação do local como um todo, pois elimina o risco de infiltrações e umidade quando instalado de forma correta, que poderiam comprometer o ambiente com o tempo.

Confira também:

Se você gostou das informações sobre coberturas de vidro, não deixe de conferir e acompanhar os outros conteúdos do blog Meu Vidraceiro. Aqui você sempre encontra novidades e fica por dentro das novidades do setor.

 

×