Uma das principais preocupações dos profissionais e dos clientes é com a segurança de uma obra, especialmente em grandes empreendimentos com alta circulação de pessoas. Mesmo que se tomem todos os cuidados e precauções necessárias, é possível que ocorram problemas inesperados que causem ferimentos sérios e podem até ser fatais, situações comuns no caso de incêndios, por exemplo.
É para evitar maiores problemas e minimizar os danos nessas situações que a indústria de vidros vem se aprimorando cada dia mais com o uso de tecnologias que conferem funções especiais para o material, dentre elas, a resistência ao fogo.
Os vidros que possuem essa função são capazes de bloquear o curso das chamas no caso de um incêndio, evitando a propagação do fogo, gases e fumaça, e possibilitando o evacuamento de forma segura até a chegada dos bombeiros para a contenção do quadro.
Diferentemente de um vidro comum, que suporta de 3 a 5 minutos, os vidros resistentes ao fogo podem resistir de 15 a 180 minutos, motivo que torna a aplicação deles ideal em divisórias, coberturas, fachadas e ambientes compartimentados.
Para garantir que os materiais apresentem máxima eficácia, é essencial que eles sejam fabricados e aplicados de acordo com os requisitos das normas técnicas; neste caso, a principal delas é a ABNT NBR 14.925 – Elementos construtivos envidraçados resistentes ao fogo para compartimentação.
Confira a seguir os principais tipos seguir quais são os principais tipos de vidro com propriedades de resistência ao fogo, ideais para aplicação em rotas de fuga:
Vidro Anti chamas
Vidro anti chamas da Schott
O vidro anti chamas impede a passagem de fumaça e elementos tóxicos originados pela queima dos materiais presentes no ambiente. Se trata de um vidro temperado que recebe componentes – como o boro – que tornam o material mais resistente ao fogo durante a sua fabricação.
O anti chamas costuma ser mais acessível do que outros tipos de vidro que exercem a função de conter o fogo; isso porque, apesar de ser eficaz no impedimento da passagem do fogo, fumaça e gases, ainda é possível que haja a passagem de uma alta porcentagem de calor, sendo assim, deve ser utilizado em locais que os ocupantes não tenham o costume de encostar, pois isso poderia causar queimaduras.
Vidro Corta-fogo
É fabricado a partir de um vidro laminado, composto de duas ou mais lâminas de vidro que são intercaladas por uma camada protetora de gel transparente com propriedades intumescentes. Esta camada forma um escudo anti térmico que impede a passagem do calor no material e entre os ambientes mesmo em temperaturas extremamente altas, permitindo que as pessoas se apoiem no vidro sem se queimar diante de uma situação de incêndio. Quanto mais camadas de vidro e de gel existirem no material, maior será o seu tempo de resistência.
Perfis e esquadrias contra o fogo
Além do vidro em si, é essencial que todos os componentes de fixação e estruturação envolvidos na instalação tenham propriedades condizentes e sejam devidamente testados de acordo com a norma. Em geral, é recomendado que se utilize perfis e esquadrias de aço inox, mas existem atualmente outros materiais adaptados para a função.
Você é Vidraceiro?
Quer também profissionalizar seu negócio, ter a gestão de sua vidraçaria na palma da mão, fazer orçamentos em minutos e ainda anunciá-la para o público final? Torne-se cliente parceiro Meu Vidraceiro e evolua seu negócio!
Faça o teste grátis!
Android: https://bit.ly/baixarmvandroid
iOS: apple.co/3zPj0I1
Desktop: https://app.meuvidraceiro.com.br/entrar
Se você gosta de receber dicas e informações relacionadas ao setor vidreiro fique de olho no conteúdo do nosso blog. Veja também como utilizar o software Meu Vidraceiro para administrar o seu negócio com mais eficiência.