Meu vidraceiro

O que você precisa saber sobre vidros para escada.

As escadas de vidro em edificações, sejam elas comerciais ou residenciais, agregam ao ambiente com um ar de modernidade e sofisticação, sendo muito utilizado nos últimos anos, mas mesmo hoje pode trazer insegurança e desconforto a alguns usuários. Felizmente há uma série de cuidados e regras na implantação dessa modernidade para oferecer resistência e segurança e é isso que vamos abordar ao longo deste texto.

 

Qual o vidro ideal para as escadas?

De acordo com a ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas como consta na NBR 7199 – vidros na construção civil – Projeto, Execução e Aplicações estabelece a utilização de vidros de segurança laminados para pisos e em degraus. Essa determinação se dá porque o vidro laminado ainda que sofra algum impacto não se romperá pois suas camadas de PVB entre o vidro são capazes de segurar os estilhaços ou trincas tempo suficiente para que uma manutenção ocorra.

 

Importante ressaltar que mesmo assim não é qualquer tipo de laminado que pode ser usado em seu projeto pois o tipo de vidro e dos interlayers usados para a laminação podem mudar de acordo com o projeto.

 

É necessário levar em conta a espessura e tipo, laminado, multilaminado, enfim, seu projeto precisa estar de acordo com as normas regulamentadoras para não correr o risco de escolher um laminado inadequado para seu ambiente.

 

Como especificar corretamente escadas de vidro.

A escolha da composição dos laminados irá depender de diversos fatores. Há de se levar em conta a espessura dos laminados, seu comprimento, a distância entre os apoios e entre o final das escadas, por exemplo. Também é importante destacar que é necessário saber a destinação do uso dessa escada. Após essas informações em mãos, dá-se início aos cálculos que serão realizados por sistemas de software específicos, para garantir a precisão do resultado em aplicações de vidros estruturais, como é o caso de escadas de vidro. 

 

Os cálculos são tão importantes que devem ser realizados exclusivamente por um profissional de engenharia com as habilidades técnicas necessárias. Por isso, geralmente em um projeto assim, há uma equipe técnica de engenheiros no desenvolvimento dos cálculos para garantir um resultado seguro do projeto.

 

Realize a fixação da forma correta

Podemos encontrar os degraus fixados de formas variadas. Eles podem ser parafusados, colados, por meio do uso de perfis contínuos ou pontuais, por exemplo. Lembre-se que o cálculo estrutural terá que ser feito corretamente a fim de evitar vícios aparentes ou não que irão ao decorrer do tempo causar transtornos.

 

Por isso é importante levar em conta todas as variáveis e manter as normas de segurança adequadas para todas as fases do projeto e um cuidado a mais na produção dos degraus nunca é demais, não é mesmo?

 

Orçamento para o público final

Conforme abordamos brevemente acima é preciso se atentar para o tipo de laminado, pois cada um atende um projeto diferente. Desde a espessura do laminado, se é multilaminado etc. Todos os detalhes vão influenciar no seu orçamento para o cliente. 

 

Para orçar ao seu cliente esse ou qualquer outro projeto, sugerimos que utilize  a plataforma Meu Vidraceiro , conta com todos os recursos que você irá precisar, basta apenas selecionar as alternativas dentro do ícone orçamento. Ali é possível realizar um orçamento com tipo de vidro, espessura, medições além de muitas outras funções.

Para essa e outras dicas acesse o blog e aplicativo Meu Vidraceiro para acessar notícias imperdíveis e recursos ilimitados.

×