Tendência nas grandes cidades por transformar a varanda em mais um ambiente do apartamento, envidraçamento de sacada agrega valor ao imóvel e traz mais sofisticação com a leveza da transparência do vidro.
O fechamento em vidro também protege a área do sol, poluição, chuvas e intempéries, aumentando a durabilidade dos móveis. Protege ainda o ambiente dos ruídos da rua e diminui a vulnerabilidade em relação às grades de proteção de meia altura.
Porém, essa proteção só é válida em envidraçamento de sacada instalado corretamente e com suas devidas manutenções preventivas, caso contrário, poderá oferecer ainda mais perigo aos moradores e visitantes do apartamento, assim como frequentadores das áreas comuns do condomínio.
Vidros firmemente fixados
A queda de uma chapa de vidro, dependendo da altura, pode ser fatal. Há diversos acidentes gravíssimos divulgados na mídia. Vidros mal fixados e vedação de má qualidade estão entre alguns dos problemas que podem ocorrer.
Produtos de qualidade
Tão fundamental quanto seguir as recomendações da NBR 16.259 é exigir produtos de qualidade e profissionais certificados para realizar qualquer tipo de reparo em sua sacada. Um exemplo são os silicones de má qualidade ou outros produtos não adequados para a vedação.
Produtos como escovas para vedação, por sofrerem um rápido desgaste, são pouco funcionais, pois não foram projetadas para suportar peso. Com o tempo, as escovas deformam e perdem a capacidade de vedar o sistema. Já o perfil de puro silicone é flexível e não deforma, proporcionando mais eficiência na vedação, além de ter maior durabilidade.
Segurança antes da estética
Um erro comum é o corte da chapa guia por questões estéticas, mas que compromete a funcionalidade e segurança do envidraçamento, pois a chapa guia apoia a roldana de regulagem até a folha abrir. Sua remoção ou encurtamento deixa a folha de vidro sem apoio quando aberta.
Profissionais qualificados
Para garantir um resultado satisfatório e duradouro em suas manutenções, procure sempre contratar empresas idôneas e com boas avaliações. O cliente deve procurar empresas especializadas com adequada infraestrutura, endereço físico, CNPJ e, por fim, bom histórico em sites de reclamação do consumidor e Google.