Meu vidraceiro

O que são vidros de segurança e onde aplicá-los ?

Os vidros de segurança são os principais tipos de vidros utilizados em projetos de arquitetura e decoração e tem como objetivo garantir a proteção de seus usuários. Além disso, o material oferece sofisticação, beleza e praticidade para os locais onde é instalado. 

Esse tipo de vidro, como já diz o próprio nome, oferece a segurança necessária para locais onde os usuários têm contato frequentemente. Por isso, os vidros de segurança podem ser grandes aliados, uma vez que tornam qualquer ambiente mais agradável e inovador.

O produto ainda pode ajudar o seu cliente a aproveitar a luz solar e economizar gastos com a redução no uso de energia.

Por isso, para oferecer maior segurança para o seu cliente o ideal é optar por vidros temperados ou laminados, diferente do vidro comum que pode estilhaçar em pedaços e provocar graves acidentes, esse dois tipos de vidros garantem menos riscos quando quebram. 

É extremamente importante que os profissionais estejam preparados para lidar com cada tipo de vidro. Pensando nisso, o Meu Vidraceiro preparou um resumo sobre os vidros de segurança para que você escolha o ideal antes de realizar instalações.

Vidro temperado

O vidro temperado é considerado um dos modelos mais seguros graças ao seu processo de fabricação. Diferente do comum, ele passa pelo processo de têmpera com uma temperatura de aproximadamente 700ºC. 

Após o procedimento é resfriado de forma brusca e controlada adquirindo a característica de vidro temperado. 

Depois desse processo, este novo tipo de vidro pode ficar até 5 vezes mais resistente que o comum. Outro grande diferencial do vidro temperado é que ao quebrar os seus pedaços são menores e menos cortantes do que um vidro comum.

Aplicações do vidro de segurança temperado

Os vidros temperados podem ser aplicados em portas, janelas, divisórias, box de vidro para banheiros, tampos de mesa, vitrines e muros de vidro.

Vidro laminado

O vidro laminado também é considerado um vidro de segurança, ele é criado a partir da junção de duas placas de vidro comum, unidas por uma camada de Polivinil de Butiral (PVB). Esse tipo de resina não só une as duas faces como também é responsável por manter os cacos de vidro presos nela em caso de quebra.

Isso reduz o impacto diminuindo a possibilidade de objetos atravessarem o vidro que ao quebrar se divide em pequenos cacos pouco cortantes diminuindo o risco de acidentes.

O vidro de segurança laminado também tem outros benefícios, além da proteção, ele possui uma filtragem de até 99% dos raios UV, que são responsáveis por danificar móveis e objetos que ficam expostos às luzes solares, além de trazerem doenças de pele a seres humanos que ficam muito expostos a ele.

A redução de ruídos também é outra vantagem que o vidro laminado oferece para quem precisa de ambientes mais silenciosos. 

Aplicações do vidro de segurança laminado

O vidro laminado pode ser aplicado em fachadas, guarda corpos, pisos, escada e outros locais com risco de impacto humano.

Siga as normas da NBR 7199

Uma das principais normas do setor vidreiro é a NBR 7199, se não a conhece, é fundamental conhecê-la, pois é a maior referência para instalações de vidros na construção civil situada na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Apesar de sua experiência no ramo vidreiro, sempre revise esta norma, pois é super importante ter a certeza de que está executando a aplicação de forma correta. Além do mais seguir as normas evita problemas com as instalações futuramente. 

A NBR 7199, pode guiá-lo na escolha do vidro correto para sua obra de forma precisa e com toda informação disponível em um catálogo. 

Agora que você já sabe quais são os vidros de segurança e como garantir uma aplicação perfeita, o próximo passo é otimizar o atendimento da sua vidraçaria, baixe gratuitamente o aplicativo Meu Vidraceiro e agilize os processos de atendimento do seu negócio.

 

×