Meu vidraceiro

Dicas para fazer a instalação de pisos de vidro

Comumente vemos a utilização do vidro em janelas, portas, prateleiras e diferentes aplicações em banheiros, porque esse material popular, além de agregar esteticamente, também é muito seguro. 

O setor vidreiro se desenvolveu tão bem tecnologicamente, que a aplicação se tornou viável ao ponto de estar debaixo de nossos pés. Sabendo disso, o MeuVidraceiro separou algumas dicas de instalação de pisos de vidro. Vamos lá? 

Pisos de vidro: Transparência dos pés à cabeça 

Pisos de vidro são estruturas que vão muito além da beleza: são extremamente resistentes e seguros. 

Capazes de suportar grandes cargas e ainda proporcionar a integração entre ambientes, aproveitamento maior da iluminação natural e a visibilidade do que se encontra abaixo. 

Para isso, eles precisam ser instalados com muita atenção. Saiba como e o que fazer para realizar uma instalação de pisos de vidro de qualidade. 

Instalação

Essa é uma das coisas que parece besteira de ser explicada, mas cuidado nunca é demais. 

A instalação de pisos de vidro, assim como qualquer outra instalação deste material, deve ser realizada apenas por profissionais capacitados. 

Grande parte dos acidentes ocorrem por imprudência e despreparo, isso significa que você deve tomar a melhor decisão para ter o melhor resultado. 

Já adiantando, para ter o melhor serviço, contrate o melhor profissional. Além disso, tentar realizar este tipo de serviço sem ser um profissional pode trazer prejuízos, tanto financeiros, quanto de saúde.  

Utilize o vidro correto 

Além de um bom profissional, para que a instalação de pisos de vidro alcance seu máximo desempenho, é necessário utilizar os materiais corretos. Nesse caso, o vidro. 

Embora não haja uma norma específica no Brasil para pisos de vidro, a NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações determinam que somente vidros laminados (formados por pelo menos duas placas de vidro) podem ser usados nesse tipo de aplicação.  

Além disso, especialistas do setor recomendam o uso de interlayers (camada intermediária) estruturais nesses laminados, para maior adesão entre as placas e para impedir que a quebra de uma cause a queda do piso. 

Caso os apoios para o piso exijam a furação dos vidros, eles devem ser sempre laminados temperados. 

Proteção contra atritos 

Mesmo que seja utilizado o vidro mais resistente do mercado, não deixa de ser vidro. Portanto, para ter uma instalação de pisos de vidro efetiva e segura são necessários alguns cuidados. 

Use sempre calços de borracha, na lateral e no fundo do apoio, para evitar o contato direto entre as bordas dos vidros e materiais rígidos, que podem levar à sua quebra.  

Os apoios das bordas dos pisos devem ter, no mínimo, uma vez e meia a espessura total do vidro.  

Realizar os cálculos do vidro faz toda diferença

Quando for realizar a instalação de pisos de vidro, atenção ao cálculo da capacidade de carga e da espessura que o vidro deve ter, se feito de forma errada, causa impactos na resistência do conjunto. 

As dimensões das peças e a quantidade de apoios precisam ser levados em conta, bem como eventualidades como a queda de um objeto pesado. 

Em caso de quebra de uma das placas de vidro, as demais peças da composição devem suportar a carga pelo tempo necessário para evacuamento e isolamento do local e substituição do vidro. 

×