Em fevereiro do ano passado uma norma muito aguardada por vidraceiros foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 16823 que trata dos parâmetros e requisitos que devem ser levados em consideração para qualificação de vidraceiros, incluindo normas de segurança e padrões de qualidades que devem ser alcançados.
O Meu Vidraceiro, trouxe mais informações para você que deseja entender como funciona essa norma e suas especificações.
Campo de atuação do vidraceiro
A norma busca tratar sobre a definição da profissão de vidraceiro, incluindo desde trabalhos com vendas até os especificadores, transportadores e instaladores. Objetivo é que todos os profissionais sejam beneficiados por essa recente norma criada.
A NBR definiu o seguinte:
“O profissional responsável pela instalação e manutenção de vidros, incluindo a sua venda, especificação, medição, orçamento, transporte, armazenamento, inspeção e análise do material, a fim de planejar e organizar o próprio trabalho, conforme projetos ou ordens de serviço, de acordo com os procedimentos de execução de serviços, normas técnicas de segurança, de meio ambiente e saúde específicas, respeitando os critérios de qualidade”.
A norma estabelece o campo de atuação do profissional, apesar de deixar claro que não existe restrição aos itens citados e poderá ser acrescentado outras categorias de acordo com avanço tecnológico e profissional do mercado. A relação inclui boxes de vidro, instalações autoportantes, revestimentos verticais, vidros em esquadrias e vidros em móveis.
Nível de escolaridade do vidraceiro exigido pela norma
A NBR 16823 define que o mínimo de escolaridade para exercer a função de vidraceiro seja ao menos o Ensino Médio completo.
A norma exige que 4 especificações que devem ser seguidas:
-
Vendas e avaliação de serviços a serem executados como pesquisa de dados necessários para precificação e elaboração de proposta comercial;
-
Especificação do vidro e componentes fundamentais à instalação de acordo com as normas técnicas;
-
Transporte de vidro seguro e componentes até o local da instalação;
-
Instalação e manutenção de vidros, seguindo as normas de segurança e saúde do trabalho, garantindo qualidade e meio ambiente.
Valorização da profissão de vidraceiro
A NBR 16823 foi criada para valorizar o vidraceiro destacando a importância do conhecimento técnico em todas as áreas de atuação. Essa norma vem sendo discutida desde 2016 e trata de meios, ferramentas e materiais necessários para o desempenho da profissão.
A regulamentação ainda define os métodos que devem ser utilizados e as condições de trabalho que devem ser observadas para que as tarefas sejam executadas com qualidade.
A expectativa com a criação dessa norma é a certificação dos profissionais, comprovando que eles possuem especialização necessária para atuar em suas respectivas funções.
Uma norma reconhecendo a certificação dos vidraceiros é, sem dúvida, umas das maneiras de reconhecer a importância dessa atividade no Brasil.
Quer otimizar o processo de venda da sua vidraçaria ? Baixe o aplicativo do Meu Vidraceiro gratuitamente.