Fixação química
Preparo do local e materiais
Primeiro de tudo é necessário fazer a verificação do prumo e nível do vão acabado, além de efetuar a limpeza do vão para possibilitar a fixação dos perfis.
Após o preparo da superfície, deixar o perfil do vidro também livre de qualquer sujeira ou substância desengraxante.
A limpeza do vidro deve ser feita com álcool isopropílico 90% ou um ativador de superfície indicado pelo fabricante do adesivo.
Alguns erros podem comprometer o desempenho do adesivo, por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante e orientações da norma.
A ABNT NBR 16.259 – Envidraçamento de Sacadas diz que o adesivo não pode ser aplicado no perfil sem acabamento e este não pode ter falhas.
Cuidados com o adesivo
No caso de adesivos à base de poliuretano, o produto não pode ser exposto aos raios ultravioleta e, em caso de uma parte do adesivo ficar exposto, este deve ser selado.
Deve-se obedecer ao tempo de cura do adesivo estipulado pelo fabricante antes da instalação do sistema.
Quando utilizados selantes à base de silicone, estes devem ser de cura neutra e utilizados para colagem estrutural.
Em todos os casos, seja qual for à base do adesivo, deve-se seguir as orientações do fabricante do adesivo em relação aos cuidados antes da aplicação, quantidade do adesivo e tempo de cura.
Quantidade de produto aplicado
A área de aplicação do adesivo deve ser de acordo com o peso do vidro e tamanho do perfil.
Deve-se obedecer à orientação do fabricante com relação às cargas suportadas por quantidade aplicada do adesivo, de acordo com ABNT NBR 15.737.
Fixação mecânica
A fixação mecânica deve ser feita com parafusos de material inoxidável, entre alumínio e alvenaria e alumínio e alumínio.
Os parafusos devem ser adequados, quanto à espessura e tamanho, à necessidade de fixação dos perfis, considerando seu comprimento e diâmetro.
O instalador deve se certificar de que os parafusos alcancem a viga e/ou concreto, e a profundidade do furo na viga deve ser compatível com o comprimento do parafuso, possibilitando a correta ancoragem do sistema.
Espaçamento dos elementos de fixação
Sacada reta: o espaçamento entre os elementos de fixação do perfil de fixação e do trilho superior deve ser no máximo de 500 mm, sendo que, na zona de recolhimento (estacionamento) dos painéis, a distância entre eles deve ser de no máximo 70 mm
Sacada curva: o espaçamento entre os elementos de fixação, quando aplicáveis em projetos curvos, deve obedecer a seguinte regra: a cada 50 mm da emenda do perfil, deve-se utilizar um elemento de fixação; quando esta seção for maior que 500 mm, seguir a orientação da sacada reta.
Vedação do sistema
Antes do início do processo de vedação, deve-se assegurar que a superfície a ser vedada esteja totalmente limpa e seca. Utilizar somente selantes de cura neutra.
Vedar todos os encontros dos perfis com a alvenaria, bem como todas as suas emendas. Na fixação inferior, vedar os furos e os elementos de fixação com selante.
Travas
O sistema de envidraçamento de sacadas deve conter trava ou travas de segurança para os painéis quando recolhidos.
As travas devem manter a integridade do sistema em caso de esforços ou impactos, e sua existência deve ser comprovada visualmente.