Arquitetos criam projetos cada vez mais ousados e com grandes aberturas que criam vistas sem interrupções. Para acompanhar esses vãos a indústria de vidros oferece chapas em tamanhos gigantes, conhecidas como vidro jumbo por terem dimensões acima do padrão. Normalmente, o tamanho padrão fabricado no Brasil é em torno de 2,4m x 3,21m. O vidro jumbo mais comumente aplicada é o de 6,00m x 3,21m, podendo ser feito de vidro temperado ou laminado. Os vidros gigantes também podem ser coloridos ou espelhados.
A recomendação é que as chapas tenham no mínimo 6mm de espessura para não quebrar, já que sua dimensão é maior, mas também não mais que 10mm para não ficarem pesadas demais. O vidro jumbo é muito pesado. Para se ter uma ideia, uma chapa de 10 mm pesa 500kg, e se passar por laminação atinge uma tonelada. As chapas de vidro gigantes trazem exuberância aos projetos e uma ampla vista sem interferências de recortes e esquadrias. Quanto menos recortes o vidro tiver, mais apresentável fica, trazendo requinte e sofisticação para projetos audaciosos.
As possibilidades das chapas de vidro gigantes são inúmeras: fachadas, guarda-corpo, visor de piscina, vitrine de lojas, entre outras aplicações. Os arquitetos aderiram aos vidros jumbo para fazer verdadeiras artes nos projetos. No Brasil, o vidro jumbo surgiu na década de 90, com pequenos volumes, que foram crescendo com o tempo a medida que o mercado foi se adaptando e investindo em novos equipamentos e tecnologias. Os arquitetos estão abrindo mão dessa tecnologia para trazer esse charme adicional.
Casa de 270 m² na Holanda recebeu elevado nível de luminosidade, resultado da fachada transparente, interiores em pé-direito alto e poucas paredes limitando a continuidade visual. Totalmente envidraçada, proporciona uma incrível experiência sensorial, determinada pela transparência e amplitude obtida pelo átrio envidraçado com grandes chapas que possibilitam uma vista ampla para os três andares da residência, conectando salas de jantar, estar e a suíte principal.
Esta residência, localizada na Bélgica, passou por um projeto de renovação que a transformou em um grande exemplo de arquitetura do século 21 sem perder o contato com o antigo, formando uma agradável mistura entre elementos históricos existentes no interior e uma fachada contemporânea que proporciona total interação com o jardim externo. A traseira do edifício forma um tríplex com um único fechamento com vidros jumbos de 3 x 6 metros. Cada placa pesa uma tonelada.
Foto principal: Projeto de residência de 305m2, situada em Campinas (SP), foi elaborado com a premissa de explorar a iluminação e ventilação natural, objetivo alcançado com a aplicação de grandes panos de vidro. A fachada recebeu quatro chapas jumbo nas portas de correr com mais de quatro metros de altura (4,30m x 1,75m), de vidro temperado de 10mm.