Meu vidraceiro

Saiba como controlar os custos de sua vidraçaria

Ter uma visão ampla e estratégica do negócio é essencial para sua viabilidade e crescimento, assim como o controle rigoroso das finanças. 

Essa gestão inclui clareza dos custos e faturamentos da empresa, o que não é tão simples quanto possa parecer. Por isso, o Meu Vidraceiro selecionou algumas dicas para garantir a saúde financeira de sua vidraçaria. 

 

1-     Anote tudo

Registre diariamente tudo que entrar, através das vendas, e sair, o que inclui todos os custos para manter a vidraçaria funcionando e os insumos e produtos utilizados nas instalações, como ferragens, acessórios e as chapas de vidro.

Os gastos de uma empresa envolvem aluguel, caso o imóvel não seja próprio, água, luz, telefone, internet e todas as contas de consumo, taxas e impostos, segurança, limpeza, salários, verbas com ações de marketing, contabilidade, assessoria jurídica, entre outros. 

 

            2-     Não deixe escapar nada

Além de custos fixos, há os custos variáveis, muitas vezes “invisíveis” e não considerados por muitos empreendedores, como com combustível do veículo e outras formas de locomoção. 

Considere tudo. O que parece ser pouco ao final do mês pode fazer você não fechar a conta e te trazer prejuízo. 

3-     De olho nos preços

Essa clareza te ajudará na hora de compor os preços. Não adianta se precipitar e querer cobrir a concorrência senão no final não terá lucro. 

No começo pode achar que está valendo a pena, mas a médio e longo prazo irá quebrar o negócio. Vencer a concorrência não é baixar preço, é oferecer valor ao seu serviço com um trabalho qualificado. 

Especialistas recomendam contemplar tudo que foi gasto em vidros e ferragens e considerar de 70% a 85% a mais para embutir estes custos fixos e variáveis. No mínimo considere 50%. 

 

4-     Você não é sua vidraçaria

Não misture finanças pessoais com as de sua empresa. Determine um pró-labore, um salário para retirar todos os meses sem comprometer a organização das contas de seu negócio. 

O ideal é, quando tiver um bom faturamento, não fazer retiradas maiores, e sim abastecer um caixa reserva, pois qualquer empresa poderá ter momentos de instabilidade e oscilações do mercado, e só estando bem preparado poderá driblar a situação com tranquilidade. 

O recomendado é ter reservado em caixa as despesas de três a seis meses. Determine uma parte dos rendimentos para ser reinvestida no negócio para que você possa sempre crescer.

Meu Vidraceiro: Plataforma de gestão de vidraçarias

O app Meu Vidraceiro possui uma série de recursos que te auxiliam neste controle, como planilhas para administração do fluxo de caixa, de pedidos e fornecedores. 

A plataforma, além de ajudar os vidraceiros a venderem mais, auxilia no gerenciamento desse faturamento. 

Utilizando a tecnologia a seu favor, sua vidraçaria terá mais profissionalismo com otimização de tempo e recursos. Saiba mais! 

 

 

×