Meu vidraceiro

Dicas valiosas para proteger a sua vidraçaria de processos judiciais

Vidraçaria legalizada

Quando se abre um negócio, seja ele físico ou virtual, é primordial formalizá-lo, e a grande maioria dos profissionais optam por serem MEI – Microempreendedor Individual,devido ao baixo custo para o processo. Os valores para realização de uma legalização de empresa são muito menores que as incalculáveis perdas que uma fiscalização pode gerar, pois é necessário ter um CNPJ para passar mais confiança aos clientes. Uma vidraçaria legalizada é uma garantia que o profissional tem caso alguma autoridade questione a sua prestação de serviços. Lembre-se o mais importante é ter tudo legalizado com os tributos em dia, caso contrário, será um grande problema que pode reduzir a credibilidade do seu negócio quando algum serviço for questionado.

Normas técnicas 

Além da legalização,os seus serviços precisam seguir os critérios definidos por leis que são as normas técnicas da ABNT. A vidraçaria deve obedecê-las dentro do que é instituído para garantir a segurança dos profissionais e clientes. Seguir os requisitos das normas técnicas é o melhor caminho, pois evita que um acidente aconteça devido serviços realizados de forma incorreta. 

Sem a ocorrência de problemas para o cliente, não haverão motivos para um processo judicial. Assim você poderá ter mais segurança jurídica com o respaldo de ter seguido corretamente as normas, ou seja, a sua empresa cumpriu o combinado, trabalhando corretamente e sem negligências. Se a sua vidraçaria seguir o que a norma técnica sugeriu, você terá bons argumentos para se defender caso aconteça algo fora do previsto, pois cada requisito das normas foram estudados e testados por muitos especialistas. 

Ofereça um contrato

O contrato de prestação de serviços é primordial, pois ele firma o acordo entre a sua vidraçaria e o cliente, deixando explícito as responsabilidades de ambas as partes e protegendo judicialmente a empresa que não precisará arcar com possíveis prejuízos que cabem à prestadora de serviços. Porém, exigirá um trabalho mais profissional, visto que as obrigações e prazos deverão ser cumpridos à risca. Apresentar um contrato é uma prova documentada com assinatura das partes envolvidas em casos de processos judiciais, comprovando o que são de fato a responsabilidade de cada um.

Garantias 

Procure se informar a respeito dos direitos do consumidor para que possa oferecer garantias de acordo com as normas vigentes, assim, evitará problemas com questionamentos, já que está cumprindo com as suas obrigações. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, artigo 26, o consumidor tem direito de reclamar e solicitar reposição sem custos até 30 dias após a  data de entrega do serviço ou produto não durável e 90 dias para duráveis, caso em que o vidro se encaixa. 

Por isso, a vidraçaria deve apresentar uma garantia de no mínimo três meses para sua instalação em caso de qualquer erro ou dano nos vidros e ferragens, o projeto deverá ser refeito com o fornecimento de novos produtos de qualidade. A fim de evitar problemas jurídicos, a vidraçaria deve oferecer o reparo dos danos causados, independente da responsabilidade do cliente ou fabricante. Caso seja um erro de instalação, deverá ser oferecido a manutenção sem custo. A partir do prazo de três meses poderá cobrar pelos reparos normalmente, pois já expirou o tempo de garantia. 

Quando a falha ocorre em produtos como o vidro, mesmo que não tenha sido fabricado pela vidraçaria, a empresa assume temporariamente a responsabilidade, já que utilizou o item para prestar serviços para o consumidor. Nesses casos o cliente entrará com uma ação judicial, para acionar a vidraçaria com quem teve os serviços. Após o recebimento do informe judicial, a vidraçaria pode solicitar a troca do produto com o fabricante caso a responsabilidade seja dele, mas em primeira instância deve reparar o mesmo, independente de quem seja a responsabilidade, pois foi quem vendeu a prestação de serviços, juntamente com as peças que a compõem. Porém é imporante lembrar que tudo dependerá do ocorrido, pois cada caso é único e poderá ser questionado judicialmente. 

Gostou dos nossos conteúdos deixe um comentário.

Quer otimizar os processos da sua vidraçaria ? Baixe o nosso aplicativo

×