De acordo com a norma técnica brasileira voltada para boxes de banheiro, a NBR 14207, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o box de vidro deve ser instalado com vidro de segurança, laminado ou temperado, por profissionais qualificados.
O mínimo exigido pela norma para garantir a segurança é o vidro temperado a partir de 8mm de espessura. O vidro comum não é recomendado porque, além de ser mais suscetível a quebras, quando isso acontece estilhaça em pedaços grandes e cortantes.
Vidro temperado
Já o vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o vidro comum e quando quebra estilhaça em pedaços pequenos menos cortantes. Assim, é mais seguro caso aconteça algum acidente. Porém, por se tratar de um vidro muito resistente, é bem mais difícil de imprevistos podem acontecer.
O vidro temperado de 8mm já é o suficiente para garantir sua segurança e de sua família durante o uso do box, tanto que é o recomendado pela norma. Porém, a norma técnica sugere o mínimo para manter a segurança, isso quer dizer que se pode ir além nessa proteção.
Segurança redobrada
Uma opção ainda mais segura é o vidro laminado, composto por duas chapas de vidro, intercaladas com uma película, geralmente PVB, que garante uma maior resistência e ainda retém os cacos de vidro em caso de quebra, garantindo total segurança diante de imprevistos.
Película de segurança
Além da película interna do vidro laminado, há a opção de utilizar um vidro temperado com uma película externa de segurança. A norma não exige o uso da película, apenas o vidro temperado a partir de 8mm é suficiente, mas a película de segurança para box de vidro garante uma proteção extra. Esta pode ser uma alternativa para quem necessita de maior segurança, principalmente quem tem crianças e idosos entre os usuários com um custo menor que de um vidro laminado.
Variedade de modelos
Dentre estes tipos de vidro de segurança é possível fazer variações com vidros impressos que possuem texturas diferenciadas, com vidros coloridos e até vidros curvos. Existem também diversas possibilidades de inovar, variando cores e níveis de transparência.
Garantia de qualidade
O instalador deve ter experiência em conhecimentos básicos do vidro, saber utilizar corretamente aparelhos de medição, angulação e ferramentas. O vidro deve ter a marca do fabricante e orientação da empresa responsável pela instalação do box. Crie um adesivo com uma boa aparência e durabilidade, e cole de maneira bem discreta para não poluir o visual do box.
A norma técnica do box também exige que os fabricantes façam testes de seus produtos em laboratório credenciado ao Inmetro. São feitos testes do box montado e também dos componentes e ferragens utilizadas no mesmo. Portanto, exija produtos apenas normatizados.
Procurando vidraceiro?
Para mais informações procure um profissional qualificado para orientação. Aqui no Meu Vidraceiro você pode solicitar de forma rápida e prática um orçamento e receber diversas opções de vidraceiros que atuam na sua região. Clique aqui e saiba como.