5 dicas para atrair novos clientes para sua vidraçaria
O que é a atração de clientes
A atração de clientes pode ser em caráter ativo ou passivo e de uma forma objetiva representa como os leads entram em seu banco de dados. Trata-se da primeira etapa do que chamamos de funil de vendas.
A atração dos clientes requer atenção, estratégia sem esquecer de ter como foco a permanência desse cliente, sendo assim, a fidelização é um complemento da atração dos clientes para seu negócio.
O que é fidelizar clientes e porque também é importante
Basicamente se trata de um processo de retenção da carteira de clientes que você já possui atualmente em seu negócio. Fidelizar os clientes não se trata unicamente de deixá-los satisfeitos, mais que isso a finalidade é mantê-los consumindo o seu produto ou serviço, seja em curto, médio ou longo prazo.
Em uma pesquisa da universidade de Harvard (Harvard Business Review) apontou que conquistar novos clientes pode se tornar até 25 vezes mais caro do que fidelizar os clientes que já consumiram o produto ou serviço de uma empresa.
1 Realize divulgação assertiva
Uma das primeiras coisas a serem feitas para a atração de novos clientes é comunicar seu produto/serviço ofertado ao público. Construa uma imagem profissional que inspira confiança com um site com a disponibilidade dos produtos e perfis em redes sociais como Facebook e Instagram para maior alcance do seu público.
2 Construa um bom Portfólio
Um bom portfólio é fundamental para dar match entre o cliente e o profissional. Foque em um portfólio atrativo para ser encontrado pelos clientes seja por indicação boca a boca, seja por buscas no google ou redes sociais. Descreva seus produtos de uma maneira fácil e objetiva, isso é muito importante em dúvidas iniciais sobre seu produto ou serviço atende a necessidade do cliente.
3 Ofereça um serviço de qualidade
A qualidade é primordial para seu negócio continuar crescendo e próspero. Saiba que se seu serviço ou produto são entregues de maneira relaxada, desleixada, isso pode acarretar a inibição de uma boa indicação de pessoas que já consumiram seu produto e não gostaram. Lembre-se, a primeira impressão é que fica.
4 Bom atendimento e equipe preparada
Esteja preparado para um bom atendimento, isso inclui saber as respostas para as perguntas frequentes e dominar as informações sobre seu produto. Um atendimento com gentileza e educação não serão esquecidos, mas pelo contrário, serão o motivo do retorno do cliente.
5 Não esqueça do pós-venda
Essa etapa requer bastante atenção e é aqui onde muitas empresas se perdem, perdem o cliente e definitivamente futuros clientes.
Hoje em dia existem muitas formas de medir o desempenho de uma empresa em plataformas como Reclame Aqui onde é o cliente que realiza a avaliação. As reclamações são sobre o descontentamento com o produto e atendimento na solução do problema ao efetuar a compra. É possível verificar clientes absolutamente frustrados avaliando negativamente a empresa, por isso cuidado. Trate seu cliente com a mesma atenção e zelo que ofereceu no momento da venda.
Por fim, pudemos perceber que a atração de clientes requer preparo e dedicação constante. Assim, de maneira natural, seguindo as orientações apresentadas você conquistará e fidelizará seus clientes.