Meu vidraceiro

O que você precisa saber antes de instalar uma sacada

As sacadas de vidro se tornaram uma grande tendência, pois além de otimizarem o ambiente das varandas, também trazem mais minimalismo e sofisticação para o local, o que colabora para a valorização do imóvel. O envidraçamento de sacadas ainda protege o ambiente de ruídos externos e da ação do tempo e da poluição, proporcionando mais conforto para as pessoas no seu entorno e aumentando a durabilidade dos móveis da casa.

É importante ter em mente, porém, que para oferecer todas essas qualidades, a sacada deve ser instalada corretamente, pois o contrário pode causar efeito exatamente oposto ao esperado e se tornar um perigo para a segurança dos moradores e visitantes do local, bem como para os transeuntes da rua ou das áreas próximos no condomínio.

Confira a seguir os principais pontos que um vidraceiro precisa saber antes de instalar uma sacada: 

Atenção à fixação dos vidros 

A queda de uma chapa de vidro é tão perigosa que pode ser fatal. Isso pode acontecer em decorrência de vidros mal fixados e vedação de má qualidade, portanto, utilize selantes de qualidade, testados e certificados para garantir a qualidade do serviço (selantes inadequados ressecam e descolam).

Antes do início da instalação, é importante higienizar os vidros com álcool isopropílico para não ter problemas com a aderência dos produtos para a fixação. A área de aplicação do adesivo deve obedecer a orientação do fabricante com relação às cargas suportadas por quantidade de adesivo aplicada, de acordo com a ABNT NBR 15.737

É importante também respeitar o tempo de cura (secagem) do adesivo determinado pelo fabricante do produto. Se a fixação for mecânica, devem sempre ser utilizados parafusos inoxidáveis para evitar o desgaste da instalação com o tempo. Nunca deixe de alertar e explicar para o cliente sobre a importância das vistorias e manutenções preventivas, que evitam qualquer contratempo com a instalação.

Tipo de vidro indicado para o envidraçamento de sacadas

Os tipos de vidro que podem ser utilizados neste tipo de instalação são o temperado e o laminado, conforme consta nas normas da ABNT. Os vidros temperados costumam oferecer maior resistência no momento de suportar as possíveis pressões causadas pelos ventos, mas o laminado também pode ser a opção ideal em alguns casos. 

É possível ainda optar por chapas de vidro temperado-laminado, que juntam as qualidades dos dois tipos de vidro, porém possuem custo mais elevado. A norma ABNT NBR 16.259 indica uma tabela com os valores de pressão de vento conforme a região do país e altura da fachada da edificação: para determinar qual é a melhor escolha,  o profissional deve realizar cálculos para entender como é a pressão que o vento exerce sobre a estrutura. A escolha do vidro para a sacada ainda deve considerar fatores como região do país, altura e posição do prédio.

 

Priorize a segurança sobre a estética do projeto 

Um erro comum é o corte da chapa guia por questões estéticas, às vezes solicitado pelo cliente para instalação da cortina, mas que compromete a funcionalidade e segurança do envidraçamento, pois a chapa guia apoia a roldana de regulagem até a folha abrir. Sua remoção ou encurtamento deixa a folha de vidro sem apoio quando aberta.

Documentação e planejamento da sacada

Outra questão importante é a documentação e o planejamento para instalação da sacada que deve ser realizada pelo vidraceiro com ajuda de arquiteto ou engenheiro devidamente certificado pelos órgãos responsáveis pela classe, pois a NBR 16.259, recomenda que o vidraceiro emita para o contratante a documentação de responsabilidade técnica do projeto e execução do sistema de envidraçamento devidamente registrado em órgão competente. Embora a norma não coloque como obrigatória a emissão desses documentos, é comum o cliente exigi-los. Por isso, vale a pena se preparar caso seja solicitado.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir:

Você é Vidraceiro?

Quer também profissionalizar seu negócio, ter a gestão de sua vidraçaria na palma da mão, fazer orçamentos em minutos e ainda anunciá-la para o público final? Torne-se cliente parceiro Meu Vidraceiro e evolua seu negócio!

Faça o teste grátis!

Android: https://bit.ly/baixarmvandroid

iOS:  apple.co/3zPj0I1

Desktop: https://app.meuvidraceiro.com.br/entrar

Se você gosta de receber dicas e informações relacionadas ao setor vidreiro fique de olho no conteúdo do nosso blog. Veja também como utilizar o software Meu Vidraceiro para administrar o seu negócio com mais eficiência.

×