Meu vidraceiro

Conheça os vidros mais indicados para isolamento acústico

Com o crescimento das cidades, principalmente em centros urbanos, é cada vez mais comum que a quantidade de veículos, comércios e a própria circulação de pessoas causem intensos ruídos sonoros. Apesar desses locais apresentarem algumas facilidades, também podem causar desconforto aos moradores e empreendimentos que demandam tranquilidade e silêncio para seguir com as atividades. Atualmente, a indústria vidreira oferece produtos que trazem não só os benefícios buscados no vidro, como o aproveitamento da luz natural e sensação de amplitude, mas também soluções para problemas como a poluição sonora, tornando possível alinhar a estética com o conforto acústico.

Além de tornar o ambiente mais agradável, o isolamento acústico também contribui para a saúde humana; isso porque a excesso de exposição a ruídos com mais de 50 decibéis pode diminuir a concentração e produtividade, diminuir a resistência imunológica e abrir portas para doenças metabólicas e vasculares, distúrbios do sono, zumbidos no ouvido e outros prejuízos. Os principais vidros indicados para isolamento acústico são o vidro laminado e o vidro duplo, também conhecido como insulado. Veja mais sobre eles: 

Vidro Laminado

O vidro laminado possui inúmeros benefícios, o que faz com que esse tipo de vidro seja um dos mais requisitados no mercado. A popularidade desse tipo de vidro está ligada às suas vantagens que unem estética, funcionalidade e segurança ao local instalado. 

O material é composto por duas ou mais placas de vidros intercaladas com uma película de PVB, EVA ou resina. A união das chapas de vidro em conjunto com a película ajudam a bloquear o som, sendo que é possível também utilizar películas com beneficiamentos especiais como PVB acústico, que retém ainda mais o som. 

Além do conforto acústico, o vidro laminado também é recomendado para maior conforto térmico, pois diminui a incidência de raios UV sobre o local, além de ser um material bastante requisitado pela segurança que oferece: além de possuir mais resistência, em caso de quebra os cacos de vidro ficam presos à película que fica entre as chapas, impedindo cortes e maiores acidentes. 

Vidro duplo (insulado)

O vidro duplo apresenta reduções da ordem de 50 decibéis, ou seja, é 65% mais eficiente para a barragem do som quando comparado a uma janela comum. Assim como o vidro laminado, também apresenta propriedades que contribuem com o conforto térmico.

O sistema de envidraçamento duplo combina duas lâminas de vidro ligadas por um perfil de alumínio com uma câmara de ar ou gás argônio entre elas, essa câmara é responsável por transferir as vibrações das ondas sonoras de uma chapa para a outra, dissipando o ruído. 

Podem ser associados vidro comum e temperado, comum e laminado ou dois laminados, ou ainda incluir vidros com valor agregado, como os de controle solar ou coloridos. Para definir essa composição, primeiro verifica-se qual é a intensidade sonora do ambiente e qual a proteção desejada em termos de isolamento acústico e térmico.  O produto ideal é resultado de um cálculo do ruído local para que sejam definidos os tipos de vidros e espessuras, tanto do vidro como da câmara de ar.  

 

×