Os insumos estão cada vez mais caros, como vem ocorrendo em todos os setores. Ainda assim, há sempre algum vidraceiro trabalhando por preços impraticáveis, fazendo você perder a concorrência.
A situação gera questionamentos como: será que consigo cobrir a oferta da outra vidraçaria? Do que terei que abrir mão, da qualidade ou da minha margem de lucro? Vale a pena arriscar os padrões técnicos de segurança para atender a uma solicitação do cliente?
Vamos então debater sobre algumas dessas questões e analisar o que compensa ou não na hora de precificar os serviços de sua vidraçaria.
1- Tenha total consciência de cada custo
Primeiro de tudo é preciso ter clareza dos custos para sua vidraçaria funcionar. Isso inclui aluguel, contas de consumo, impostos, marketing, contabilidade, transporte, etc. Todos os gastos devem ser computados, até a gasolina que consumida em cada ida ao cliente.
Considere também a sua mão de obra ou de seus colaboradores. Quanto ela deve valer no mínimo e o tempo de cada instalação, desde o orçamento, compra de materiais aos atendimentos, para que obtenha lucro. O ideal é pelo menos 30%.
2- Acompanhe as tendências e preços do mercado
Esteja antenado sobre os preços praticados no mercado, acompanhando tabelas dos fabricantes e revendedores que costumam ser anunciadas com antecedência.
Este cuidado é importante na hora de prever mudanças no processo, pois você pode considerar um valor hoje no orçamento e até a instalação o preço subiu, causando prejuízo.
3- Avalie as vantagens e desvantagens de uma promoção
Apenas cubra a concorrência colocando um preço sem margem de lucro se essa estratégia valer a pena para ser um chamariz de clientes e te fazer ganhar em outro produto.
4- Tenha um bom relacionamento com bons fornecedores
Uma boa parceria com um bom fornecedor também pode compensar a baixa margem de lucro no serviço em troca de uma porcentagem em cima dos produtos adquiridos com descontos vantajosos.
5- Invista em estoque se puder
Quem compra melhor consegue vender melhor. Adquirir produtos na baixa dos preços te faz economizar e poder ter um preço mais competitivo.
6- Esteja qualificado e seja observador
Ser criativo, conhecer bem as possibilidades que o mercado oferece e ser observador te permitirá propor ao cliente soluções menos onerosas para suas necessidades.
Ou ainda, oferece instalações de alto valor agregado, com produtos diferenciados, que justifiquem seu preço acima da concorrência.
Com sua qualidade e competência, ninguém poderá competir, pois quando o cliente confia e vê a vantagem de um profissional para outro, não exita em pagar mais.
8- Não abra mão da segurança
Em hipótese alguma deixe de seguir critérios técnicos mínimos, orientados pelas normas, para fechar um orçamento.
O cliente pode não saber o que faz ao priorizar preço, mas você como profissional deve orientar e garantir sua segurança, até para evitar problemas judiciais que trarão grandes prejuízos lá na frente. O barato pode sair caro para ambos os lados.
Já sabe agora quanto cobrar?
Essas foram algumas dicas para te ajudar na hora de precificar os serviços de sua vidraçaria. O sucesso de um negócio depende também do controle total dos fluxos de entrada e saída e uma organização das compras e serviços.
Por isso, uma boa gestão de tudo é essencial e a tecnologia veio para agilizar e facilitar esses processos. O app Meu Vidraceiro é uma dessas soluções com o melhor custo-benefício do mercado vidreiro.
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