O vidro pode ser utilizado em revestimentos, divisórias, portas, guarda-corpos, coberturas, escadas e pisos. Porém, cada tipo de instalação vai demandar vidros adequados para suportar a pressão e carga que serão exercidos sobre ele durante sua utilização.
Como saber qual o vidro correto? A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui uma comissão voltada especificamente para o setor vidreiro, que cria, debate e revisa recomendações para cada tipo de instalação, publicadas através das normas técnicas.
Seguir as normas da ABNT, além de segurança física aos usuários e instaladores, traz garantias e segurança jurídica ao vidraceiro e empreendedores do segmento do vidro caso ocorra algum incidente.
Vale ressaltar que, dependendo da aplicação, o cálculo do vidro deve ser feito por outros tipos de profissionais, em um projeto interdisciplinar. Especialmente em condomínios, pode ser exigido um engenheiro ou arquiteto responsável.
Confira a seguir as diferentes possibilidades de aplicação do material, a norma técnica referente e qual o tipo de vidro correto para sua instalação.
Guarda-corpo
Proteção em escadas, varandas e locais com diferença de altura de um ambiente para outro, o vidro recomendado pela ABNT NBR 14.718 – Esquadrias – Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio é o vidro laminado, formado por duas chapas de vidro com um interlayer no meio, somando no mínimo 8mm de espessura.
A altura é de pelo menos 1,10m e o espaçamento máximo é de 10cm. A norma também indica a utilização de acessórios e ferragens feitos de materiais resistentes à oxidação.
Box de vidro
Utilizados como principal forma de conter os respingos de água durante o banho, os boxes de vidro devem garantir a resistência, mas também a segurança em caso de quebra.
Por isso, a ABNT NBR 14.207 – Boxes recomenda no mínimo vidro temperado de 8mm. Podem também ser aplicados vidro laminado para uma segurança ainda maior. A norma não torna obrigatório o uso de películas de segurança, que são opcionais.
Pisos, escadas e coberturas
Quando o vidro assume papéis estruturais, é recomendado vidros muito resistentes, pelo menos laminado, ou até temperado-laminado, que une as características de ambos os vidros, garantindo ainda mais resistência.
Recomendações para instalações com vidro estão descritas na ABNT NBR 7.199 – Projeto, Execução e Aplicação do Vidro Temperado na Construção Civil.
Fechamento de sacada
Um dos serviços mais demandados para vidraceiros é o envidraçamento de sacada, que cria um ambiente aberto com flexibilidade de abertura e proteção contra chuva, vento e sol, preservando também os móveis.
A ABNT NBR 16259 – Envidraçamento de Sacada recomenda a instalação de vidros temperados ou laminados de 10mm.
Essas são as principais instalações com vidro e as normas técnicas que auxiliam vidraceiros e instaladores. Elas devem funcionar como um manual para que o profissional saiba escolher o vidro correto para diferentes tipos de obra.
Vidraceiro você quer divulgar os seus serviços de instalação de vidro de forma mais prática e ágil? Então vem para o meu vidraceiro, aqui você tem a oportunidade de gerar mais negócios e
Faça um teste grátis.
Fale com nossa equipe comercial pelo link: https://bit.ly/querofazerotestenomv