O mínimo de segurança recomendado para um box de banheiro é o vidro temperado, que, além de ser cinco vezes mais resistente que o vidro comum, em casos de quebra se fragmenta em pedaços não cortantes.
Entretanto, mais seguro ainda seria o vidro laminado, composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película que, ao quebrar, fica com os cacos retidos nessa camada intermediária. Assim, o risco de acidente é menor ainda, sendo o ideal para locais com usuários crianças, idosos ou deficientes.
Porém, um box de vidro laminado tem um custo muito maior. Uma alternativa para alcançar um resultado semelhante são os boxes de vidro temperado com película de segurança.
Neste caso, é uma película externa ao vidro, não intermediária às chapas como no vidro laminado, mas que também irá reter os cacos em caso de quebra.
Vale ressaltar que é muito pouco provável acontecer a quebra de um vidro bem instalado, tendo em vista que o vidro temperado já tem grande resistência mecânica e a choque térmico, mas, quando se trata de crianças, o improvável pode acontecer e cabe aos responsáveis buscar soluções mais seguras.
O próprio vidraceiro pode oferecer essa opção ao cliente ao identificar uma possível necessidade. É uma forma de satisfazer este usuário a um custo acessível.
A película para box não é obrigatória, é um adicional de segurança que pode ser oferecido. A norma NBR 14.207 – Box de Banheiro indica apenas o vidro temperado ou laminado, com ou sem película.
Película de segurança e película decorativa
Existem diferentes tipos de película para box de vidro. Além da película de segurança, há películas decorativas. Essa última pode ser usada para trazer efeitos especiais, como imagens de paisagens, uma cor diferenciada ou um efeito especial.
É uma alternativa a vidros impressos, serigrafados e até vidros com impressão digital, que têm um custo muito alto. Com a película decorativa para box de vidro podem ser colocadas paisagens de praianas, como mar e animais marinhos.
Também podem ser inseridas imagens de vegetação, entre outros desenhos, tornando o ambiente personalizado, especialmente para decorações infantis. São inúmeras as possibilidades.
Manutenção da película para box de vidro
A instalação da película de box de vidro é simples, colocada do lado externo do box, porém sua troca pode ser trabalhosa, pois é necessário colocar embaixo das ferragens.
Não funciona trocar somente por cima. Para um trabalho bem feito, com bom acabamento e durabilidade, é necessário desmontar todo o box para fazer a manutenção.
Por isso, o mais indicado é utilizar películas de qualidade, de marcas que oferecem maior vida útil. Já para o sistema de box de vidro a norma técnica recomenda manutenção anual dos componentes.
É importante informar ao cliente a necessidade de um cuidado preventivo em vez de esperar algum item falhar, especialmente quando se trata de crianças, idosos e deficientes. O ideal é prevenir e não remediar.
Recomendações da norma para a instalação da película de box
Como já citado, a película é instalada externamente à área de banho e debaixo das ferragens. Em portas de correr, é instalada sob as roldanas. No caso das portas de abrir, seriam embaixo das dobradiças. A película de segurança deve estar instalada até um limite máximo de 5 mm da extremidade do vidro.
O tempo de cura, ou seja, tempo necessário para iniciar a utilização do box sem comprometer a aderência da película, é de no mínimo duas horas.
Você é vidraceiro?
Se sim, convidamos você a conhecer a Plataforma Meu Vidraceiro.
Com ela você conseguirá gerenciar sua vidraçaria na palma da mão, enviar orçamentos personalizados, projetos para têmpera, lista de materiais de sua obra, anúncio para o público final e muito mais.