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Como calcular o custo de uma medição em visitas ao cliente

Ter uma vidraçaria traz mais oportunidades de ganhos e liberdade. Entretanto, junto com alguns benefícios vem também a necessidade de expandir os conhecimentos para a área de gestão.

Para ter lucratividade, o empresário precisa equilibrar as entradas e saídas de dinheiro. A falta de visão do negócio pode comprometer os resultados.

 
Gastos invisíveis

Um dos maiores erros é não considerar os gastos invisíveis de uma empresa na precificação de seus serviços. O que seriam estes gastos? Em geral, gastos com luz, internet, água, telefone e, especialmente, com transporte e combustível.

Definir um orçamento baseado apenas no custo do vidro, acessórios e ferragens é um pouco mais fácil. Muitos encontram dificuldade na hora de calcular os gastos com muitas idas e vindas da casa do cliente. E pior, o prejuízo com as visitas que têm seus orçamentos recusados.

Como então calcular os custos de uma medição em visita ao cliente?

Não se trata apenas de considerar a gasolina investida, que, somente por si só, já demanda um alto investimento tendo em vista os atuais custos do combustível.  Para tal, é importante ter clareza de quantos quilômetros seu carro faz por litro.

Entretanto, fora isso, existem ainda os gastos das peças de seu veículo, que demandará mais manutenções quanto mais rodar.

Você pode ter ideia de como calcular o custo com manutenção considerando a média de investimento em reparos, incluindo troca de óleo e até a depreciação do bem, e dividir pela média de visitas ao mês.

Além disso, há um outro custo ainda mais valioso muitas vezes esquecido: seu tempo. Neste caso, a organização pode te fazer economizar muito.

Por mais que não pareça, estas visitas, na soma do mês e de tantos clientes, pode sim comprometer seu orçamento e seu tempo que poderia estar sendo dedicado a atender mais clientes ou para pensar em estratégias em seu negócio.

 

Como reduzir o número de visitas e aumentar o lucro da vidraçaria?

A resposta é planejamento. Muitas vezes, o instalador acaba indo uma segunda vez para fazer a medição depois de já ter ido para desenvolver o orçamento, dobrando assim seu custo, tanto em transporte como em tempo.

Isso porque mede com pouco rigor apenas com a finalidade de gerar uma proposta ao cliente, e quando este fecha o negócio, o vidraceiro volta para a medição precisa e definitiva. O ideal é o profissional otimizar seu tempo e já fazer a medição correta na primeira visita.

Visita e medição online

Uma outra alternativa bastante adotada neste período pós-pandemia é o atendimento online. Através de uma chamada de vídeo e por fotos, é possível visualizar o local da instalação e instruir o cliente a fazer as medições.

Claro que estas não serão precisas, mas esta é uma forma de conseguir fazer um orçamento sem precisar fazer o deslocamento. Neste caso, a visita só seria feita para a medição precisa após a aprovação da obra.

A única desvantagem deste método de pré-atendimento online é que, ao estar pessoalmente na casa do cliente, você tem mais poder de persuasão, causa um impacto maior e pode observar o local para, assim, visualizar outras oportunidades.

 

App Meu Vidraceiro para Gestão de vidraçarias

 

 

Para ter uma rotina de atendimento otimizada, todas as informações de clientes, medidas, fornecedores, custos, e tudo mais, precisam estar muito bem organizadas, anotadas e controladas por planilhas ou softwares de gestão.

O app Meu Vidraceiro oferece todo suporte e ferramentas para que a vidraçaria tenha sua gestão muito bem feita sem tanto trabalho. A tecnologia veio para facilitar a vida do vidraceiro e seu avanço tem permitido investimentos menores.

Se você ainda não faz parte do Meu Vidraceiro, saiba como a plataforma funciona e como se cadastrar. 

 

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