A era digital trouxe algumas facilidades, mas, em contrapartida, fez os clientes terem expectativas maiores. A rapidez no atendimento é uma delas.
O contato virtual em si já agiliza as negociações, porém, para acompanhar esse dinamismo, o retorno ao cliente também precisa ser no menor tempo possível.
Por isso, ter ferramentas que otimizem processos auxilia nesse contato. Assim, além de gerar uma imagem positiva no público, ainda acelera a gestão da vidraçaria, que consegue, com essa otimização, atender mais e melhor.
Confira a seguir algumas dicas de gestão de um atendimento otimizado que farão com que sua vidraçaria venda muito mais e ainda aumente seu lucro, já que tempo é dinheiro, não é?
Quanto mais economiza, mais estará lucrando por hora de atendimento, e um atendimento otimizado em uma vidraçaria traz mais pedidos de orçamento e mais retornos positivos dessas propostas.
1-Agilidade na emissão do orçamento
Emitir orçamentos personalizados para seu cliente muito bem organizados, com seu logo e contato, cria mais credibilidade e formaliza o que foi acordado.
Uma prática que viabilizou os atendimentos na pandemia, e ainda diminuiu os riscos da exposição para os vidraceiros, foi o orçamento online.
O cliente tira as medidas, orientado pelo profissional, e este consegue ter uma ideia do projeto para elaborar um orçamento.
Assim, o vidraceiro só precisa ir pessoalmente no local da instalação para tirar as medidas exatas quando o orçamento já foi aprovado. Além de proporcionar mais segurança, agiliza muito os atendimentos.
Para acelerar o processo de emissão do orçamento, existem softwares e plataformas de gestão que automatizam o processo.
O app Meu Vidraceiro, por exemplo, possui uma função onde o vidraceiro consegue elaborar rapidamente a proposta, padronizando os orçamentos, que saem com o logo e contatos da vidraçaria, trazendo mais credibilidade e profissionalismo.
2-Facilidade para enviar pedido aos fornecedores
Contar com fornecedores eficientes e com bons prazos de entrega é primordial. Por isso, é importante ter uma ampla gama de opções e um bom relacionamento com eles.
Sua agilidade com o cliente vai depender da rapidez no retorno de seu fornecedor, tanto em relação aos preços que irão compor o orçamento, quanto ao prazo de entrega para que possa iniciar e concluir a instalação o mais rápido possível, garantindo uma maior satisfação.
O app Meu Vidraceiro emite automaticamente, assim que conclui o orçamento, um projeto para enviar à têmpera. Também cria uma lista dos materiais que foram citados na proposta e que serão necessários para a realização da obra. A função traz muito mais praticidade e agilidade no dia a dia do vidraceiro.
3-Controle total dos pedidos e lista de clientes
Organização é a palavra-chave de uma boa gestão. Para não correr o risco de cometer erros em relação aos pedidos, é primordial ter um controle claro e preciso de todas as demandas.
Exemplo de projeto para têmpera emitido no Meu Vidraceiro
Também é importante ter uma controle de todos os clientes que atendeu em sua vidraçaria, as datas e instalações realizadas, assim como produtos aplicados e suas garantias, pois poderá visualizar com clareza, caso precise consultar algum serviço, por qualquer motivo que seja, até para efeito jurídico. Esse controle pode evitar prejuízos desnecessários.
A organização dos dados dos atendimentos permite também que possa ter a informação de quando cada cliente precisará fazer a manutenção de suas instalações e, assim, realizar uma notificação.
Poucos clientes lembram ou procuram o vidraceiro para manutenções, somente quando algum componente quebra ou desgasta.
Uma postura ativa em relação às manutenções das instalações com vidro garante a segurança do cliente, mostra um atendimento eficiente e ainda aumenta suas possibilidades de ganho.
Muitas vezes, o lucro com manutenções é maior que com a própria instalação, podendo ser uma relevante fonte de faturamento para a vidraçaria.
O Meu Vidraceiro também possui planilhas de gestão de clientes e pedidos, de forma que você consegue gerenciar com facilidade, otimizando seu tempo e seus atendimentos.