A fase da instalação de um envidraçamento de sacada mais importante é a fixação do vidro no perfil. Um vidro mal encaixado pode ocasionar graves acidentes como uma chapa de vidro caindo de algum lugar alto, por exemplo, gerando uma queda fatal.
Por isso, é primordial seguir os mínimos requisitos de segurança da norma ABNT NBR 16.259 – Envidraçamento de Sacada. A fixação do vidro ao perfil pode ser realizada de duas maneiras, a mecânica, normalmente por meio de parafusos, ou a química, por meio de adesivos.
O Meu Vidraceiro preparou algumas dicas importantes a respeito desse processo, confira abaixo quais são estas recomendações para cada uma delas.
Fixação de vidro química
Processo de Higienização do perfil e do vidro
A limpeza do perfil e do vidro deve ser realizada com material correto com objetivo de neutralizar qualquer graxa ou sujeira. Por isso, a higienização do vidro deverá ser feita com álcool isopropílico 90 % ou um ativador de superfície de acordo com a indicação do fabricante do adesivo.
Acabamento
O adesivo não deve ser aplicado no perfil sem acabamento. O acabamento não pode conter falhas, pois pode comprometer o desempenho do adesivo.
Cuidado com os raios ultravioleta
Adesivos à base de poliuretano não podem ser expostos aos raios ultravioleta, caso fique exposto, este deve ser selado.
Área de aplicação do adesivo
A área de aplicação do adesivo deve ser conforme o peso do vidro e tamanho do perfil. É importante obedecer à orientação do fabricante com relação às cargas suportadas por quantidade aplicada do adesivo, de acordo com ABNT NBR 15.737.
Cura do selante
O tempo de cura do adesivo especificado pelo fabricante antes da instalação do sistema. Os selantes à base de silicone devem ser de cura neutra e utilizados para colagem estrutural.
Atenção as instruções do fabricante
Independente de qual for à base do adesivo, é importante seguir as orientações do fabricante do adesivo em relação aos cuidados antes da aplicação, quantidade do adesivo e tempo de cura.
Fixação de vidro mecânica
A fixação mecânica deve ser realizada através de parafusos e materiais inoxidáveis, entre alumínio, alvenaria e alumínio.
Espessura e tamanhos
Os parafusos devem ser adequados, à espessura e tamanho, à necessidade de fixação dos perfis (diâmetro e comprimento).
O vidraceiro deve se certificar de que os parafusos alcancem a viga e/ou concreto, e a profundidade do furo na viga deve ser compatível com o comprimento do parafuso, possibilitando a correta ancoragem do sistema.
Espaçamento do perfil
O espaçamento do perfil de fixação na alvenaria e/ou trilho inferior tanto para sacada reta quanto para sacada curva devem ser iguais no trilho superior.
Já o espaçamento do perfil de fixação na alvenaria e trilho superior na sacada reta deve ser de 500 mm, sendo que, na zona de recolhimento (estacionamento) dos painéis, a distância entre eles deve ser de no máximo 70 mm.
Na sacada curva, o espaçamento entre os elementos de fixação, quando aplicáveis em projetos curvos, devem obedecer a seguinte recomendação: a cada 50 mm da emenda do perfil, deve-se utilizar um elemento de fixação; quando esta seção for maior que 500 mm, seguir a orientação da sacada reta.
Curso de especialização em envidraçamentos de sacadas
Seja um especialista em envidraçamento de sacadas, conheça o curso de envidraçamento de sacada oferecido pela Central do Vidraceiro e fique a frente da concorrência.
Otimize o atendimento da sua vidraçaria
Otimize o atendimento do seu negócio através do aplicativo do Meu Vidraceiro, faça orçamentos e projetos em poucos minutos, baixe agora o aplicativo gratuitamente e não perca essa oportunidade!