Existem alguns erros mais comuns que muitas vidraçarias cometem, mesmo sem saber, ao realizar a instalação de vidros, o que pode gerar resultados ruins e a perda de clientes em potencial.
Por isso, conhecer os prováveis problemas durante a instalação de vidros é algo determinante para o sucesso do seu serviço. Prestar atenção a alguns fatores como: materiais de boa qualidade, mão de obra especializada, e etc, são fundamentais!
E para evitar problemas futuros que podem afetar a sua vidraçaria, o Meu Vidraceiro separou diversas dicas para executar o serviço de maneira correta garantindo ao seu cliente instalações de alta qualidade.
Conheça os 6 erros mais comuns na instalação de vidros
Para que você vidraceiro faça uma instalação de vidros da melhor maneira possível, leve em conta esses itens que separamos a seguir.
Eles são os erros mais comuns cometidos por profissionais do setor vidreiro, e podem facilmente levar ao insucesso ou má reputação do negócio.
Por isso,procure se atentar a essas dicas e informações no momento da instalação de vidros para que seus clientes tenham uma boa impressão do seu trabalho e ofereça um serviço de maior qualidade. Confira abaixo, os erros que você deve evitar a qualquer custo:
Manuseio e armazenamento do vidro incorreto
O vidro é um material muito frágil e precisa de cuidados especiais com o seu transporte, manuseio e armazenamento.
É muito comum observar que nem todas as vidraçarias tomam as devidas medidas para a proteção do material, não somente até a obra, mas em todas as etapas do processo gerando lascas, quebras espontâneas e prejuízos ao material de vidro.
Qualificação profissional
A falta de vidraceiros qualificados também afeta diretamente a empresa e o consumidor, podendo trazer problemas para ambos.
Isso porque, por não ter experiência ou qualificação técnica no setor, fará com que o vidraceiro cometa erros comuns na instalação de vidros, como não verificar a fixação, vedação, etc.
E além disso, é capaz acontecer outros problemas na instalação, como colocar a peça de modo errado, utilizar material não recomendado e diversas possibilidades, que podem proporcionar prejuízos altos para a empresa e até mesmo acidentes para os clientes.
Estrutura e especificação da instalação de vidro
É importante que a vidraçaria faça um planejamento do projeto antes de executar o serviço, analisando as condições como: tipo de vidro recomendado pela ABNT para o ambiente e objetivo do cliente e processos de aplicação com medidas, espessuras, vedação entre outros recomendados pelas normas.
Calços de qualidade inferior
Segundo a norma NBR 7199, o calço tem a função de manter a lâmina do vidro em uma posição adequada em relação à cavidade de alojamento previstos nos perfis da folha a fim de evitar o contato direto com materiais que possam causar danos ao vidro.
O calço é um item muito importante na instalação de vidros, isso porque caso ele não seja de qualidade, com o tempo, pode gerar atrito do vidro com o perfil provocando trincas e quebras.
Para escolher o melhor calço, é necessário considerar as dimensões do vidro para que os calços possam suportar o peso maior que somente o vidro.
É recomendado o uso de qualquer tipo de esquadria, exceto quando existirem sistemas que evitem o contato entre vidro e perfil.
Higienização do vidro incorreta
A higienização do vidro deve ser feita apenas com pano seco, água limpa e detergente neutro, evitando outros materiais que podem interferir, como ácidos e produtos químicos que podem dissolver o material.
Essa etapa deve ser respeitada não somente pelo cliente após a instalação, mas também pelo vidraceiro responsável pela obra, pois podem surgir manchas ou outras reações indesejadas no vidro.
Vedação Incorreta
Quando os silicones e as borrachas são aplicados incorretamente eles podem causar vazamento de água dentro da estrutura.
Se escolher utilizar silicone é necessário colocar nas bordas do vidro uma fita adesiva, impedindo respingos do material e garantindo melhor acabamento.
O material escolhido é a borracha, deve-se evitar esticar, pois pode comprometer a acomodação do vidro e o preenchimento do perfil.
De acordo com a norma 7199, as guarnições devem se adaptar às dilatações, deformações e vibrações causadas por ações mecânicas ou variação de temperatura.
Agora que você já sabe como não cometer erros na sua vidraçaria, que tal otimizar o processo de atendimento aos clientes ?
Com o aplicativo Meu Vidraceiro, sua vidraçaria passa a ser digital, assim você pode realizar qualquer tarefa do dia-a-dia de um jeito rápido, simples e seguro como:
Cadastro de clientes
Mantenha os dados dos seus clientes salvos em um ambiente seguro
Projeto para têmpera
Emita projetos detalhados para seu Fornecedor de vidros.
Galeria de projetos
Ampla galeria com centenas de Projetos para utilizar
Calculadora
Faça medições e contas rápidas para elaborar orçamentos na hora
Fornecedores
Cadastre os fornecedores de sua vidraçaria
Financeiro
Relação de lucro/despesas das suas obras
Envio de orçamento
Envie orçamentos para clientes de Forma personalizada
Materiais
Lista de produtos para realizar orçamentos e compras em fornecedores