Meu vidraceiro

Muro de vidro: quais tipos de vidros utilizar na instalação?

O muro de vidro está conquistando cada vez mais espaço em casas, condomínios e ambientes comerciais, pois é um elemento capaz de valorizar os locais onde é instalado  trazendo mais sofisticação e modernidade.

Graças a transparência do material é possível reduzir a sensação de confinamento e isolamento que um muro convencional geralmente proporciona.

Pensando nessa nova tendência que está cada vez mais forte no mercado, o Meu Vidraceiro resolveu explicar neste artigo o que é o muro de vidro e quais vidros podem ser instalados, pois você estará preparado e não será pego de surpresa, caso o seu cliente solicite esse tipo de serviço. 

Saiba o que é o muro de vidro

O muro de vidro está sendo muito utilizado em obras, além da beleza, ele atende todas as funções de um muro de alvenaria convencional, ou seja, garantindo a segurança dos moradores e delimita as áreas. 

Porém para instalar um muro de vidro com qualidade é preciso utilizar os materiais adequados seguindo as normas da NBR 7199

O que a norma indica para muros de vidro ?

Os vidros para muros tem que ser obrigatoriamente temperados ou laminados a partir do 1º andar. Por isso, a importância de seguir as normas recomendadas pela ABNT para que não ocorra nenhum tipo de acidente ou que a obra fique mal feita, por isso é fundamental que o vidraceiro seja especializado na área e esteja a par de todas as normas para esse tipo de instalação. 

Quais os tipos de vidro que podem ser utilizados para instalação?

Todos os vidros independente de suas características devem passar pelo processo de têmpera ou ser laminados, pois ambos são considerados versáteis e seguros. O laminado possui 5 milímetros de espessura enquanto o temperado pode ter de 8 até 10 milímetros.

A diferença de um vidro para o outro é a segurança e a forma que cada um se despedaça ou quebra em caso de impacto. 

O vidro temperado, por exemplo, quebra-se em pedaços pequenos e pouco cortantes, por isso tende ser o mais escolhido.

Diversos motivos podem levar a escolha desses dois tipos de materiais, o ambiente mais claro, mais moderno, além de ser instalado de forma rápida, ele valoriza o local onde é instalado.

Quanto à definição de qual vidro deverá ser escolhido entre os dois para o muro, vai depender de diversos aspectos como pontos relacionados à segurança do local instalado, principal finalidade da aplicação e quanto o seu cliente estará disposto a investir no projeto. 

Muro de vidro é seguro ?

Muitos pensam que o muro de vidro pode não ser seguro devido ao seu material e sua transparência, porém isso não é um problema, pois não interfere em nada na segurança de casas, condomínio ou ambientes comerciais, pois ele oferece tanta resistência quanto muro convencional. Além disso, ele pode aumentar a visibilidade do lado externo do local onde foi instalado. 

O cliente também pode optar por um vidro que proporciona maior privacidade e segurança como vidros anti-vandalismo, fumê ou jateado, lembrando que independente do tipo de vidro ele deve ser temperado ou laminado de acordo com a norma.

Além disso, existem outras dicas importantes que devem ser consideradas para o bom funcionamento do muro de vidro.  

Espessura do muro de vidro

O vidro deverá ter ao menos 5 milímetros de espessura e sua fixação deve ser feita com materiais adequados de inox ou aço garantindo a segurança dos usuários que frequentam o local da instalação. 

Visibilidade do muro de vidro

Verifique com o cliente qual a visibilidade do vidro ideal para ele, se prefere algo translúcido que dá visibilidade interna e externa do local ou algo mais privativo e reservado que ele também consiga ter uma visão externa. 

Limpeza do muro de vidro

A limpeza do muro de vidro deverá ser feita com água e produtos de higienização específicos para vidros e com pano de flanela tomando cuidado para não danificar o produto instalado.

Manutenção do muro de vidro

A manutenção preventiva deverá ser realizada a cada um ano e caso apresente algum defeito antes desse tempo, o profissional que realizou a instalação deverá realizar o serviço de manutenção do muro de vidro.

Gostou das dicas ? Que tal otimizar o atendimento da sua vidraçaria, baixe o aplicativo Meu Vidraceiro e fique à frente da concorrência.  

×