Meu vidraceiro

5 tipos de vidros recomendados para instalação de fachadas

Segundo a norma NBR 7199 – Os vidros recomendados na construção civil para instalação de fachadas são os laminados, aramados ou insulados. A partir dessas opções através de combinações de chapas de vidros podem surgir inúmeras possibilidades, além de funcionais eles oferecem mais segurança que os outros tipos.

O Meu Vidraceiro, separou algumas dicas informando quais vidros são ideais para instalações em fachadas.

Vidro duplo ou insulado

Esse tipo de vidro combina duas ou mais chapas intercaladas com um material acústico, criando uma capacidade de isolar o som para proporcionar conforto ao reduzir barulhos em ambientes internos em grandes cidade, pois a poluição sonora nesses locais é mais intensa, ou seja, é indicado esse material é ideal para conter ruídos externos. 

Por isso, o vidro duplo é uma das indicações ideais para instalação de vidro em fachadas.

Vidro de controle solar

Um dos grandes problemas enfrentados por alguns locais durante o verão é o calor intenso provocado pela irradiação direta dos raios UV.  Apesar de parecer algo negativo, pode-se aproveitar da luz natural de forma equilibrada, sem sofrer consequências da radiação direta do sol. 

O vidro de controle solar é uma ótima opção para ambientes que sofrem com esse problema e se tornam ideais para fachadas, pois eles contribuem para o conforto térmico do local.  

A única desvantagem desse vidro é que ele possui um custo maior que o vidro comum, porém ele ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica devido à redução no uso do ar condicionado com a utilização adequada da iluminação natural provocado pelos raios solares.

Graças ao avanço da tecnologia, os vidros de controle solar são capazes de barrar até 80% do calor com a entrada de luz acima de 40%, essas características são aprovadas pelo setor de construção civil brasileiro, pois é considerado uma quantidade de entrada de luz ideal para qualquer ambiente. 

Vidro polarizado 

O vidro polarizado é bastante funcional em fachadas a sua transparência pode ser facilmente controlada alternando total a opacidade com apenas um toque. Esse tipo de função ajuda a reduzir gastos com a compra de cortinas que podem ser dispensadas graças aos recursos oferecidos.

Esse tipo de vidro é fabricado em um processo de laminação de dois vidros com um filme de cristal líquido com polímeros dispersos que quando ligado às moléculas se organiza em uma direção específica o tornando incolor. 

Vidro autolimpante

O vidro autolimpante é recomendado para o uso em fachadas principalmente pelo difícil acesso ao local para higienização. Esse tipo de vidro dispensa a necessidade de limpeza de forma constante, garantido uma visão nítida mesmo em dias de chuva, já que o seu material não acumula sujeiras. 

Vidros coloridos 

Os vidros coloridos são os grandes queridinhos quando se trata de decoração, pois possui um design sofisticado e inovador para os projetos. Esse tipo de de vidros pode ser fabricados de várias formas a frio, onde apenas umas das faces é pintada, ou serigrafada, que é mais recomendado para fachadas, já que a tinta é incorporada ao vidro em um processo similar ao da fabricação de têmpera do vidro, colorindo todas as faces e aumentando a sua durabilidade.

Precisa otimizar o processo de atendimento da sua empresa e não sabe por onde começar? Baixe o aplicativo do Meu Vidraceiro.

×