Meu vidraceiro

10 dicas incríveis para quem trabalha com box de vidro

A instalação do box de vidro é um dos serviços mais requisitados no setor vidreiro, porém para destacar-se da concorrência é preciso muito mais do que fechar diversos orçamentos, oferecer um atendimento personalizado e com qualidade pode fidelizar e trazer novos clientes. O Meu Vidraceiro separou algumas dicas importantes para quem trabalha com box de vidro.

 1 – Conheça as normas

Antes de fazer qualquer instalação é importante seguir normas vigentes:

A norma NBR 14207, indica que o box deve ser instalado com vidro de segurança, laminado ou temperado, sendo este último o mais comumente utilizado. O vidro temperado possui uma resistência até cinco vezes maior do que o vidro comum, mas também pode quebrar e necessita ser manuseado com devidos cuidados. Ao realizar a instalação do box de vidro, o profissional deve evitar que existam impactos ao abrir ou fechar a porta com materiais rígidos como metais, mármores, azulejos e granitos. O recomendado são os vidros temperados com espessura de 8 mm, no mínimo.

2- Proteja o vidro 

Coloque proteções nas bordas dos vidros para evitar que o material entre em contato com outros metais e a própria alvenaria. A norma recomenda utilizar proteção nos furos e recorte com calços feitos de materiais que não retenham água e muito menos possam acontecer de apodrecer.

3- Selo da marca

O vidro deve conter a marca do fabricante com instruções da empresa responsável pela instalação do box. Faça um selo com design sofisticado de qualidade e com alta durabilidade, aplique em um local discreto para não poluir o visual do box de vidro.

4-Posição do chuveiro

O chuveiro deve ficar do lado contrário à porta ou transpasse, o espaço mínimo exigido é  de 50mm. Caso o transpasse seja menor que 50mm, procure utilizar um perfil de vedação.

 5- Testes no Box de Vidro

A norma técnica ABNT NBR 14.207 exige que os fabricantes façam testes de seus produtos em laboratório credenciado pelo Inmetro. Os testes são realizados com o box de vidro montado e componentes e ferragens são utilizados no kit. Procure utilizar produtos que estão de acordo com as normas vigentes.

6- Abertura de portas 

A instalação do box deve ter a porta direcionada para o lado interno do box de vidro. A porta precisa ser de fácil remoção e o cliente deve ser orientado sobre como realizar a remoção de forma correta e segura para não ocasionar acidentes.

7- Vedação para vidros

Uma vedação perfeita requer a utilização de materiais adequados, por isso, use silicone de cura neutra e faça a vedação dos perfis na alvenaria, Criei alguns drenos do lado interno do perfil guia inferior para melhor escoamento d’água.

Uma instalação realizada com os requisitos da norma técnica e com o vidro adequado garante a segurança dos usuários.

8 – Película de segurança

Diferente do modelo decorativo, a película de segurança tem como função principal, além da estética de proteger os usuários em casos de acidentes e podendo agregar valor ao projeto. A norma de box de vidro vigente não impõe obrigatoriedade da película. Ela pode ser aplicada a pedido do cliente para prender os cacos de vidro em caso de acidentes que causem a quebra  do item, questão muito importante quando existem crianças que utilizam o local, porém é importante lembrar que é necessário a troca da película, pois tem validade. 

Não fazer a troca da película pode comprometer toda a instalação do box e causar um acidente mais grave do que se ela não estivesse instalada. Para realizar a substituição do material é necessário desmontar o box e instalar novamente as ferragens para manter a integridade da película por toda a chapa de vidro.

9 – Ferramentas

Para garantir ao seu cliente um bom trabalho, o vidraceiro precisa estar equipado com todas as ferramentas necessárias com ferramentas de medição, equipamentos de proteção individual – EPIS. Para a instalação do box de vidro é necessário as seguintes ferramentas: chave philips e de fenda, jogo de chaves allen em milímetros e polegadas, lima chata bastarda e murça, alicate universal, pop e de pressão, martelo normal e de borracha para diferentes necessidades, ferramentas de corte como estilete e arco serra, e equipamentos como furadeira de impacto, parafusadeira, máquina de furar sem martelete e serra meia esquadria. 

10 -Manutenção preventiva

Independente do box de vidro não apresentar problemas ou irregularidades em seu funcionamento, é recomendável realizar uma manutenção preventiva a cada 12 meses.

Se o box de vidro apresentar qualquer irregularidade ou mau funcionamento, é recomendável o cliente interromper o uso imediatamente e chamar um vidraceiro para realizar a manutenção necessária. 

Vamos citar alguns exemplos de mau funcionamento: porta abrindo ou fechando com dificuldade; guia da porta quebrada, batedores inferiores ou superiores quebrados ou soltos; contato do puxador da porta com a lateral da outra folha de vidro; dobradiça com jogo ou folga; trava de segurança solta ou danificada e excesso de balanço no conjunto box.

Quer otimizar o processo de atendimento da sua vidraçaria ? Faça o download do app do Meu Vidraceiro. 

×