Item indispensável em ambientes, como escadas, varandas, mezaninos e sacadas, o guarda-corpo tem a função de proteger usuários ao redor, funcionando como uma barreira, seja em áreas internas como externas.
O guarda-corpo pode ser projetado em vários materiais, mas para quem quer acrescentar leveza e modernidade à decoração, com certeza, o vidro é a opção mais indicada.
Se o seu cliente optou pelo guarda-corpo em vidro, mas ainda tem dúvidas de como escolher, o Meu Vidraceiro tem algumas ideias que vão te ajudar a definir o modelo mais adequado ao projeto.
Tipos de vidro para guarda-corpo
Para não errar no momento de definir um guarda-corpo em vidro, é bom estar atento à norma ABNT NBR 14718 – Guarda Corpo para Edificações recomenda vidro laminado em guarda-corpo para segurança dos usuários por se tratar de um vidro de segurança composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película que, além de aumentar a resistência do material, retém os cacos de vidro em caso de quebra.
Para garantir essa segurança, de acordo com a norma NBR 14.718 – Guarda-corpo é recomendado utilizar vidro laminado, aramado ou temperado-laminado. Esse material é mais resistente e oferece maior segurança.
Lembrando que o vidro laminado tem variações, como vidro laminado e vidro aramado.
Vidro laminado
O vidro laminado é composto por uma ou mais camadas de vidros, intercalados por um ou mais interlayers, que pode ser, EVA ou resinas ou Poliuretano. Além disso, podem ser planos ou curvos.
Vidro temperado-aramado
Este tipo de vidro bloqueia praticamente toda a radiação ultravioleta e é possível criar diversas variações no vidro temperado-laminado com as combinações de diferentes tipos de vidros, além de permitir a fabricação em cores variadas.
Vidro aramado
O vidro aramado é também considerado de alta segurança por possuir uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa.
Siga as nossas dicas e não deixe de conhecer o aplicativo do Meu Vidraceiro, e bom projeto!