O manuseio e transporte de vidros são tarefas comuns no cotidiano de vidraçarias, distribuidoras e outras empresas do setor vidreiro. Mas é uma etapa delicada, que requer muita atenção, para garantir um bom resultado. Pequenos deslizes na execução desses serviços, além de oferecer danos à mercadoria, podem provocar graves acidentes ao profissional.
Como a precaução é sempre o melhor remédio, investir em pequenos cuidados, pode livrar sua empresa de sérios problemas, alguns deles, com graves sequelas. Pensando nisso, o Meu Vidraceiro separou algumas dicas que vão te ajudar nessa missão.
1 – Segurança é fundamental
Para garantir que o manuseio do vidro seja feito de forma segura é indispensável o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). São eles:
– Óculos de segurança;
– Luvas anticorte;
– Mangotes anticorte;
– Bota com biqueira;
– Capacete (quando as peças forem carregadas acima da altura da cabeça)
2 – Na vertical, sempre!
O vidro é um material frágil, e para manter a qualidade, sem trincas ou riscos, é necessário fazer o transporte de forma adequada. A dica é transportar na vertical e por ordem decrescente de tamanho dos vidros, ou seja, primeiro os maiores, em seguida os médios e por último os pequenos. Se houver furos, eles devem estar voltados para cima.
3 – Entre um vidro e outro
Atenção ao momento de colocar os vidros no estoque ou em carretas. Evite o contato direto entre uma peça e outra, apostando em intercalários, como o plástico bolha ou o papelão. Proteja cantos e bordas.
4 – Equipamentos de transporte
São inúmeros os equipamentos para o transporte do vidro. Para evitar surpresas desagradáveis ou acidentes durante o manuseio, é importante estar atento à fixação e durabilidade de cada um deles.
Uma das formas mais seguras para movimentar pilhas de vidro é a cinta de aço. Outro equipamento indicado para o transporte de vidro, é o balancete. Com ele, é possível adaptar o equipamento para a movimentação de apenas uma chapa. Há também os cavaletes para espelhos e laminados.
O importante é assegurar que os vidros estejam bem amarrados e fixos para evitar o excesso de balanços. Essa fixação pode ser feita por cintas ou qualquer outro método que traga firmeza.
5 – Carga e descarga de vidro
Para carregar ou descarregar vidro, é recomendável utilizar equipamentos apropriados. Esse procedimento evita danos, como riscos, trincas e até mesmo, a perda do material. Porém, dependendo do tamanho da chapa, esse processo pode ser feito de forma manual.
Uma dica importante é fugir dos improvisos, como as rampas de tábua ou qualquer outra manobra que ofereça riscos de queda.
Acompanhe mais dicas como essa aqui no blog do Meu Vidraceiro, não conhece o nosso aplicativo de gestão de vidraçaria?
Clique aqui e baixe agora, o melhor app para vidraceiros.