Meu vidraceiro

Orientações da norma sobre manipulação e armazenamento do vidro

Como identificar os vidros

 

– Cada unidade de acondicionamento deve identificar o tipo de vidro e suas dimensões, bem como conter símbolos convencionais de manuseio, proteção contra umidade e choques mecânicos.

 

– Cada peça de vidro deve ser identificada por meio de etiqueta de fácil remoção, que deve conter o tipo do vidro, a espessura, a cor e a dimensão. 

 

– Para vidros revestidos ou que necessitem de identificação da face a ser instalada, a etiqueta deve ser colocada do lado externo da aplicação.

 

Armazenamento

 

– O local de armazenamento deve estar previamente reservado, preparado e limpo. Deve ser mantido ventilado, seco, isolado de produtos químicos e livre de poeira ou material particulado por todo o período de permanência do vidro.

 

– As peças de vidro, quando transportadas ou armazenadas, devem ser separadas por intercalários que protejam suas superfícies. 

 

– As peças de vidro devem ser transportadas ou armazenadas em pilhas apoiadas em material que não danifique as bordas, como borracha, madeira e feltro, com inclinação de 4º a 6º em relação à vertical.

 

– Quando as peças tiverem tamanhos diferentes, as suas superfícies e bordas devem ser protegidas de forma que se evitem pontos de pressão entre uma peça e outra. 

 

– As pilhas devem ser cobertas de forma não estanque, a fim de permitir ventilação.

 

– A base do sistema de cavalete pode ser inclinada ou paralela ao plano. Para transporte e armazenamento de vidros insulados, vidros laminados, vidros com espessura maior que 10 mm ou com mais de 100 kg, a base do sistema deve ser inclinada em relação à horizontal formando um ângulo de 90° com a superfície de apoio ao longo da altura da peça.

 

– O armazenamento e a retirada dos vidros em cavaletes de dois lados (tipo “A”) devem acontecer de forma alternada entre os lados, a fim de reduzir os riscos de acidentes. 

 

– As tensões intermediárias devem ser consideradas, normalmente quando o projeto possui necessidades especiais de cálculo, ou quando existe a necessidade de redundância, que deve ser avaliada pelo projetista. 

 

Cuidados no manuseamento 

 

– As peças de vidro devem ser manuseadas de forma que não entrem em contato com materiais que possam provocar danos físicos em suas superfícies ou bordas.

 

– Devem ser estudadas adequadamente as movimentações horizontal e vertical do vidro na obra, bem como sua montagem, em comum acordo entre fornecedor e consumidor.

 

– Os sistemas apresentados devem ser construídos com robustez mecânica para acomodar a carga de vidro e devem apresentar estabilidade mecânica quando carregados (não podem tombar). 

 

Deixe um comentário

dois + 15 =

×