Meu vidraceiro

Qual o tipo de vidro indicado para coberturas?

As coberturas de vidro são uma alternativa perfeita para proteger áreas do sol, vento e chuva sem perder a luminosidade. A transparência do vidro também traz mais aconchego e sofisticação e modernidade, permitindo criar novos espaços de convivência. 

 

As instalações de cobertura de vidro representam um importante segmento de atuação no mercado vidreiro, mas o vidraceiro precisa, antes de tudo, garantir a segurança do cliente com a aplicação do vidro certo. 

 

O vidro indicado para cobertura é o laminado com suas variações e o aramado, de acordo com NBR 7.199- Vidros na construção civil: projeto, execução e aplicações, já que ainda não há uma norma técnica específica para cobertura de vidro.

 

Vidro laminado

 

O vidro laminado é um vidro de segurança composto por uma ou mais camadas de vidros, intercalados por um ou mais interlayers, que pode ser Poliuretano,  EVA ou resinas. Os vidros laminados podem ser planos ou curvos. 

 

O vidro laminado pode também ser composto com demais beneficiamentos e ganhar mais propriedades como isolamento térmico e acústico com o vidro duplo ou insulado, desde que a chapa interior seja laminada ou aramada, e proteção à aderência de resíduos com o vidro autolimpante. 

 

Vidro temperado laminado

 

O vidro temperado-laminado é feito a partir da laminação de duas ou mais peças de vidros temperados. 

 

O conjunto reúne as qualidades de dois produtos considerados de segurança, com características essenciais para vários tipos de aplicação, sendo cinco vezes mais resistentes que um vidro laminado comum de mesma espessura. 

 

Este tipo de vidro bloqueia até 99,6% da radiação ultravioleta. É possível ainda criar outras variações do vidro temperado-laminado com as combinações de diferentes tipos de vidros.

 

 

Cobertura de vidro com controle solar

 

Para proteger a área coberta do desconforto dos raios solares, assim como os danos e desgaste dos móveis, um dos tipos de vidro na composição do laminado que mais pode agregar valor com sua funcionalidade é o vidro de controle solar.

 

O vidro de controle solar permite o aproveitamento da iluminação natural com a proteção dos raios UVA e UVB, além de controlar a temperatura, tornando o ambiente mais confortável.

 

Vidro aramado

 

O vidro aramado também é um vidro indicado para cobertura, pois é considerado um vidro de segurança por possuir uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. A regra é a mesma para claraboias, marquises, fachadas inclinadas e vidros instalados a partir de 1,1metro de altura.

 

Espessura do vidro da cobertura

 

A espessura depende do tamanho da chapa de vidro. Se a chapa for de até 1,10 m X 2,00 m, os vidros podem ser de 10 m. Para fazer este cálculo existem alguns sistemas oferecidos por empresas como a PKO e a Cebrace. 

 

O novo texto da norma NBR 7.199 após a sua recente revisão passou a trazer uma metodologia de cálculo para a espessura do vidro. As fórmulas usadas foram atualizadas conforme a norma francesa DTU 39.

Deixe um comentário

sete + 8 =

×