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Saiba como precificar os serviços de sua vidraçaria

Saber precificar seus serviços é um dos principais ingredientes do sucesso de um vidraceiro, especialmente quando este deixa de ser autônomo e monta sua própria vidraçaria, pois entram mais variáveis neste cálculo. E saber cobrar não significa bater seu concorrente e oferecer o menor preço do mercado, mas sim cobrar melhor, definir um preço justo para o serviço ofertado, e este justo tem ser tanto para o cliente quanto para o profissional. 

 

Custos a serem considerados

Para não perder o controle, anote tudo que entra e sai, com itens e valores organizados em uma planilha de excel, por exemplo. Existem softwares também específicos para controle financeiro. Mesmo que não tenha habilidade com tecnologia e não queira utilizar estes programas nem contratar alguém para tal, pelo menos anote de forma organizado em um caderno.

 

Tenha claramente os valores de seus custos fixos, como aluguel, se o imóvel não for próprio, água, luz, telefone, internet, taxas e contribuições, seguros e segurança local, limpeza e manutenção do espaço, com salários dos funcionários e encargos. Podem também haver gastos com assessoria contábil e jurídica e com ações de marketing e divulgação, como com a manutenção dos site e redes sociais. 

 

Além de custos fixos, há os custos variáveis, com os insumos e produtos utilizados nas instalações, como ferragens, acessórios e as chapas de vidro, e os muitas vezes não considerados, chamados de custos invisíveis, como com combustível do veículo e outras formas de locomoção e com os insumos e produtos utilizados nas instalações, como ferragens, acessórios e as chapas de vidro. 

 

 

 

 

Como calcular

Tem que contabilizar tudo para ter lucro. Tem que contemplar tudo que foi gasto em vidros e ferragens e considerar depois, em uma situação mais ideal,  de 70 a 85% a mais para embutir gastos como transporte, estrutura e ferramentas, e ainda ter uma lucratividade condizente com seu trabalho. Se não conseguir pois o preço ficará muito fora da prática do mercado, já os insumos sofreram grandes aumentos, na pior das hipóteses considere 50%.

 

Concorrência imbatível

Não adianta se comparar a preços impraticáveis, não é assim que se conquista um cliente. Na tentativa de cobrir a concorrência e conseguir mais serviços, muitos vidraceiros empreendedores acabam definindo valores injustos, e, nivelando por baixo, ficam sem lucratividade.

 

Cobrar barato demais desvaloriza o trabalho do vidraceiro, que ou não terá lucro ou não poderá cumprir com todos os requisitos de segurança para conseguir ter o lucro.  Para conseguir um retorno positivo hoje, não pensando no amanhã, pode estar perdendo em definitivo aquele cliente e ainda terá uma propaganda boca a boca negativa ou até levar um processo. 

 

Saber definir quanto cobrar pelos serviços de sua vidraçaria garante qualidade e o preço deve ser proporcional à excelência do serviço ofertado, fazendo compensar o investimento no conhecimento que precisou adquirir para executá-lo corretamente.

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