Um dos serviços mais demandados no mercado vidreiro e uma ótima oportunidade de rendimento para vidraceiros é o envidraçamento de sacadas, principalmente nos apartamentos. Para um serviço bem feito, que garanta a qualidade e segurança do sistema, é importante seguir as recomendações mínimas da norma técnica ABNT NBR 16.259 – Envidraçamento de Sacada quanto aos cortes, furos, folgas, fixação e vedação.
Instalações mal feitas vão gerar problemas de funcionamentos, manutenções desnecessárias antes do tempo indicado de dois anos e até acidentes e graves prejuízos. Uma roldana danificada ou vidro descolado da sacada, por exemplo, pode provocar a queda de uma lâmina de vidro, que pesa cerca de 25kg cada, e esta cair em uma área comum do prédio, podendo causar um acidente fatal.
Tipo de vidro indicado para o envidraçamento de sacada
1- Para o envidraçamento de sacada são indicados vidro temperado com espessura mínima de 8mm e máxima de 10mm. Os vidros precisam ter lapidação reta para facilitar a colagem da escova adesiva.
Medidas e folgas precisas
2- Antes de tudo faça uma medição muito precisa. Faça os cálculos de folgas precisamente para a estrutura ficar firme e segura. Após definir a largura do vão esquadrejado com o máximo de precisão, divida o valor da largura por 500mm para definir a quantidade de folhas. As folgas da largura sempre serão: 10mm entre vidro e vidro (VV); 2mm entre vidro e vidro na esquina (VVE). Essa folga é utilizada somente no grau. Exemplo para uma sacada de 2 metros (2.000mm): 10 + 4 + 4 + 4 +10 = 32mm. 2.000 – 32 = 1.968mm. Dividindo por 4 vidros: 1.968/4 = 492mm. Esta é a medida de cada uma das quatro partes de vidro. Já a folga de altura pode variar de acordo com cada fabricante do sistema, portanto, siga as orientações. Um exemplo padrão é a folga de 160mm
Cortes e furação dos perfis e U de regulagem
3- Na hora do corte e colagem do perfil do leito, faça em médio 4 furos de 5mm a base inferior do leito, pois estes furos irão tirar a pressão do silicone quando colado, acelerando a secagem. Aplique silicone Pesilox somente nas laterais dos perfis leito e em seguida borrife água para acelerar a secagem. Inicie a colagem sempre pelo vidro de maior altura e pressione para sair todo o ar.
4- Na furação para no U de regulagem superior e inferior o cuidado é ainda maior. Colocar os parafusos de aço inox de 70mm em 70mm até ultrapassar o recorte. Após o recorte os parafusos podem ser de 500mm em 500mm. Lembre-se que é nesse U que se concentra a maior sobrecarga de vidro quando os vidros estão abertos. O furo de dreno é somente no U inferior, mas a aplicação do silicone é feita nos dois.
5- De acordo com a norma técnica NBR 16.259 na fixação do U de regulagem superior e inferior na alvenaria, o espaçamento entre os parafusos do U de regulagem deve ser de no máximo 500mm no caso da sacada ser reta, sendo que na zona de recolhimento dos painéis a distância dos parafusos deve ser de no máximo 70mm. Em sacadas curvas o espaçamento entre os perfis do U de regulagem deve obedecer à seguinte regra: 1 parafuso a cada 50mm de emenda do perfil. Quando o U de regulagem for maior que 500mm seguir a orientação da sacada reta.
6- O corte dos perfis precisa considerar 2mm a menos que a largura do vão e ao cortar o U de regulagem 2mm a menos que a altura do vão. No dreno do trilho inferior recomenda-se fazer o furo de dreno com broca de aço rápido de 6mm (¼) a cada 500mm na base do trilho inferior para drenagem da água. No dreno do U de regulagem fazer o furo de dreno com broca de aço rápido de 6mm (¼) a cada 2mm na parede externa do U de regulagem. Lembre-se de verificar o desnível da pedra para ver se é preciso aumentar a quantidade de furos em um determinado ponto.
Colagem dos vidros do envidraçamento de sacada
7- Um dos acidentes mais comuns e que mais oferece riscos aos usuários é o descolamento dos painéis de vidro. Por isso, a colagem dos vidros é um dos principais itens a serem vistoriados em uma manutenção de envidraçamento de sacada. Para garantir a qualidade de seu serviço, utilize selantes de qualidade, testados e certificados. Selantes inadequados ressecam e descolam.
8- Antes de iniciar a instalação, é importante limpar os vidros com álcool isopropílico para não ter problemas de colagem. Atente-se para a colocação dos vidros no esquadro, pois se estiverem fora dificultam a instalação. Defina o lado do vidro e pressione bem para tirar as bolhas de ar. Antes cole também na parte inferior e superior do vidro, pois desta maneira o perfil leito quando colado no vidro irá segurar a ponta da escova, evitando que a mesma descole.
9- A área de aplicação do adesivo deve obedecer a orientação do fabricante com relação às cargas suportadas por quantidade de adesivo aplicada, de acordo com a ABNT NBR 15.737. Deve-se ainda obedecer o tempo de cura do adesivo estipulado pela fabricante. A fixação mecânica deve ser feita com parafusos inoxidáveis e os parafusos devem ser aplicados entre o alumínio e a alvenaria e alumínio e alumínio. Eles devem ser adequados em relação a sua espessura e comprimento para alcançarem a viga de concreto e o furo da viga ser compatível com este comprimento.
Roldanas suportam a carga do sistema
10- Um dos mais importantes itens, que suporta toda a carga do sistema e permite um deslize suave, são as roldanas, que para garantir a segurança do envidraçamento precisam ter uma injeção de qualidade, fabricadas com materiais que ofereçam resistência mecânica e química. Não basta a ferragem ser de aço inox, é preciso verificar a pureza da liga metálica utilizada em sua produção, pois, assim como no caso do silicone, há misturas no mercado para baratear o produto.
Vedação com silicone de qualidade
11- A qualidade do sistema depende também de bons produtos. Existem no mercado silicones de má qualidade, fruto de muitas misturas para o material render mais e ficar mais barato. Porém, sua eficiência é muito menor e pode comprometer o envidraçamento de sacada, pois ficam rapidamente amarelados e esfarelam, o que não acontece com o puro silicone, que mantém sua transparência mesmo com intensa exposição ao sol, é flexível e possui alta durabilidade.
Corte da chapa guia
12- Um erro comum é o corte da chapa guia por questões estéticas, às vezes solicitado pelo cliente para instalação da cortina, mas que compromete a funcionalidade e segurança do envidraçamento, pois a chapa guia apoia a roldana de regulagem até a folha abrir. Sua remoção ou encurtamento deixa a folha de vidro sem apoio quando aberta.