Descansar ou confraternizar em meio à natureza, como se fizesse parte dela e estivesse inserido naquele habitat, mas, ao mesmo tempo, protegido de animais e intempéries. Essa é a sensação que a transparência do vidro proporciona. Aliado às tecnologias agregadas a ele, o material possibilita experiências incríveis.
Emoldurando as belas paisagens e integrando ambientes internos à natureza, mar ou vegetação, o vidro proporciona a sensação de espaço com vistas infinitas. Os grandes painéis de vidro colocam à prova a versatilidade do material e dão asas à imaginação dos arquitetos.
O resultado da combinação verde e natureza com a transparência e beleza do vidro são projetos incríveis que unem a arquitetura contemporânea à natureza em sua mais simples composição, criando um contraste entre o primitivo e o moderno, em grandes e pequenos projetos.
Veja abaixo alguns projetos para se inspirar. E se precisar de um vidraceiro para executar seu projeto, é só fazer uma cotação aqui no Meu Vidraceiro para encontrar o profissional mais próximo que possa atender a sua demanda.
O objetivo deste projeto em Ubatuba, litoral norte paulista era respeitar ao máximo as condições naturais da área sem interferência na vegetação natural e integrar a residência à paisagem do local, cercado de mar e mata atlântica. Toda a casa é estruturada em madeira e vidro, com a ausência de alvenaria, o que a torna literalmente mais leve. A sensação de leveza da construção é intensificada com a utilização de grandes painéis de vidro, o que ainda permitiu aproveitar toda a beleza natural do entorno. Assim, a casa se camufla no verde intacto à sua volta e se transforma em um refúgio perfeito para momentos de lazer.
A casa localizada em uma crista no sopé de Carpinteria, dez milhas abaixo da costa de Santa Barbara, na Califórnia, foi construída ao redor das árvores com aparência disforme. Para que os moradores pudessem apreciar ao máximo a vista da floresta de carvalhos, foram feitos amplos fechamentos de vidro, projetados para desenvolver vistas de 360 graus, com o mínimo de interferência visual possível. A transparência da fachada foi harmonizada pelos detalhes em madeira e pelo uso extensivo de blocos de arenito, presentes na fachada e nos interiores.
Edificada entre 1950 e 1951, a casa de Vidro de Lina Bo Bardi, situada na antiga Fazenda de Chá da família Muller Carioba, hoje conhecida como o bairro nobre do Morumbi, em São Paulo, se transformou em um verdadeiro ícone da arquitetura modernista no Brasil.
A residência, localizada em Merricks, próximo de Melbourne, valoriza a paisagem da propriedade e seu entorno com fechamento totalmente em vidro. Os tetos altos e a transparência permitem a entrada abundante de luz e vistas panorâmicas sobre o oceano e colinas. A integração com ambiente externo através das paredes de vidro estão em todos os cômodos da casa.
Paredes construídas inteiramente de vidro em ambientes e quartos do Hotel Juvet, na Noruega, fazem com que os hóspedes se sintam inseridos no meio ambiente. Cada janela foi adaptada para um propósito especial, uma vez que foi projetado para mostrar as perspectivas mais sublimes disponíveis a partir de qualquer ponto da sala, seja uma cachoeira, um rio ou uma montanha.