Meu vidraceiro

10 dicas para vender mais

 

1-Primeiro de tudo as pessoas têm que saber que você existe, seja por meio de divulgação off-line como o boca a boca, cartão de visita, panfletos, parcerias com arquitetos e construtores e condomínios, ou através da internet, que hoje é uma das formas que está trazendo mais resultados para praticamente todos os segmentos. Por isso, a aposta em divulgação e estratégias de marketing é essencial, e este é o papel do Meu Vidraceiro, que otimiza investimentos em site, redes sociais e anúncios no Google.

 

2-Mas ao receber o contato de um possível cliente e principalmente um pedido de orçamento por mensagens eletrônicas, seja o mais rápido possível no retorno, a internet trouxe a necessidade de instantaneidade. Enquanto o cliente aguarda seu retorno talvez dezenas de vidraceiros concorrentes já o responderam e você perdeu a oportunidade de fazer negócio.

 

3- Seja claro também. O cliente, por não entender a proposta, vai acabar só comparando os números com os de outras vidraçarias, não conseguindo visualizar o valor daquele orçamento, somente o preço. Sem uma explicação clara do orçamento o cliente terá uma tendência a comparar apenas preço. Se não for possível, seja o mais específico sempre no orçamento, colocando tudo que será colocado, a ferragem especificada, inclusive na visita é interessante levar o modelo das peças que serão aplicadas para que o cliente entenda a qualidade do serviço final. Confira mais dicas de orçamento. Ao fechar a proposta, apresentar um contrato de prestação de serviços adequado, além de garantir a sua segurança jurídica, mostra ao cliente profissionalismo. Saiba como montar um contrato de prestação de serviços.  

 

 

4-A taxa de objeção pode ser diminuída garantindo uma boa primeira impressão. Vá ao cliente com boa apresentação, uniformizado, com ferramentas adequadas, uma boa trena e nível a laser. O vidraceiro precisa fazer uma auto análise de como está sua barba, cabelo, se sua imagem vende. São muitos detalhes que fazem o vidraceiro perder o cliente. Além de passar uma impressão de profissionalismo pela apresentação, ferramentas e procedimentos adequados vão passar credibilidade e confiança. Se o cliente não o aprovou neste primeiro momento vai dar pouca importância a seu orçamento, não é pelo preço, é pelo valor que viu no seu trabalho.

 

5-Assim como a aparência física, suas ferramentas e maquinários, que serão observados já na medição para apresentar o orçamento, serão observadas pelo cliente e também mostrar seu nível de profissionalismo. Cada detalhe pode ser determinante para a decisão de optar por seus serviços. É fundamental que o cliente sinta confiança no profissional. Confira quais as ferramentas para medição que o vidraceiro precisa ter e quais outras ferramentas são importantes na hora da instalação.

 

6-Clientes são bastante visuais. Por isso, tenha sempre a mão mostruário dos seus produtos para que o cliente tenha opções que se encaixem na sua preferência. Além disso, se você já realizou alguma instalação semelhante, tenha fotos e mostre o resultado. Dessa forma, o cliente consegue visualizar melhor como ficará o ambiente.

 

7-Mostre conhecimento das normas explicando que precisa ser um vidro laminado e o porquê, por exemplo. Explique o que é norma técnica, porque o mais barato não vai garantir a segurança de sua família e quais os riscos de se optar pelo menor preço sem questionar a qualidade.  O cliente não é especialista em vidro, mas você deve ser. Por isso, fale sobre os vidros indicados para os tipos de instalação e faça com que ele compreenda a necessidade do uso dos produtos indicados por você. Conhecimentos fora do alcance do cliente pode fazê-lo decidir-se pelo seu trabalho.

 

😯 mesmo se aplica em relação a ferragens e acessórios, que devem ser adequadas para suportar o peso do vidro, por exemplo. As instalações precisam seguir os padrões e normas da ABNT e seu cliente precisa saber disso. Precisa saber o porquê do vidro ‘x’ ser o adequado em relação ao ‘y’, mesmo que seja um pouco mais caro. Se possível, fale sobre casos onde esse tipo de instalação gerou problemas para o cliente, tudo em razão do vidraceiro não seguir as normas técnicas.

 

9-O prazo da entrega da obra começa a contar a partir do momento em que você fechou o contrato com o cliente. Então antecipe seus pedidos junto aos fornecedores em relação à ferragens, silicone, fixadores, kits e vidros. Qualquer problema nesse momento comprometerá a entrega da obra. Cumprir com o que foi prometido deixará o cliente satisfeito e este tem grandes chances de solicitar um novo serviço e fazer uma propaganda positiva do seu trabalho.

 

10-O vidraceiro tem que observar as necessidades e possibilidades que visualizou na casa do cliente e sugerir produtos adicionais. Por exemplo, você foi chamado para fazer um box de vidro, mas verificou que o banheiro ainda não tem um espelho, que no box podem ser colocadas prateleiras de vidro, ou até uma janela precisando de reparos. Às vezes a oportunidade é uma só, é uma grande chance estar na casa do cliente. Nunca se limite à apenas o que o cliente pediu. Ofereça também produtos diferenciados dentro do que foi solicitado, como um vidro impresso. O cliente não sabe que quer algo que ele desconhece ou que não lhe foi apresentado. Para isso precisa estar antenado às novidades, acompanhar outros projetos e conhecer tendências do mercado, saber trabalhar com vidros e ferragens diferenciadas para oferecer produtos de maior valor agregado que podem dar um up no seu orçamento. Uma dica é jogar um produto de valor agregado para ter margem de negociação e chegar no meio termo.  As empresas do ramo sempre estão lançando novidades em relação à acessórios, kits, tecnologias e aplicabilidade de produtos. Se informe sobre tudo que acontece na sua área para aumentar o leque de opções para o cliente.

 

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