Meu vidraceiro

Como se destacar no mercado de instalação de box de vidro?

 

O que vai determinar quem vai vencer essa concorrência e atender mais à demanda é a qualidade do serviço, já que neste mercado é muito comum receber clientes por indicação, o que aqui no caso do Meu Vidraceiro é feito pela avaliação de clientes anteriores que influenciarão na decisão de novos compradores. Ou seja, em tempos de internet, é imprescindível pensar na satisfação final de cada consumidor.

 

Por isso, destacamos nesta matéria algumas importantes dicas que não podem ser esquecidas por quem quer se destacar no mercado de instalação de box de vidroPrimeiro de tudo o mínimo necessário é seguir as recomendações da ABNT NBR 14.207, e você ainda pode ir além no quesito segurança.

 

A norma indica o vidro temperado para instalações de box de vidro, isso quer dizer que não pode ser utilizado o vidro comum, pois este, em caso de quebra se divide em grandes pedaços cortantes de vidro. Já o temperado estilhaça, diminuindo as chances de acidente, além de ser cinco vezes mais resistente que o vidro comum. A espessura mínima recomendada para o temperado é 8mm.

 

O temperado é mais comumente utilizado por ser mais acessível, mas também, segundo a norma, pode ser aplicado o vidro laminado, ainda mais resistente, pois leva duas chapas de vidro que ainda são intercaladas por uma película que confere resistência extra e ainda retém os cacos de vidro em caso de quebra, sendo ideal para famílias com crianças, por exemplo. 

 

Porém, de nada adianta escolher um vidro seguro e apropriada, se a instalação for feita de forma incorreta. Este é um problema recorrente no mercado, vidros se soltam ou quebram por ser mal encaixilhados. No caso do box de vidro sua instalação deve considerar que será uma área de manuseamento diário e recorrente, às vezes até com certo impacto.

 

 

Então, uma dica é colocar proteção nas bordas do vidro para evitar que o material entre em contato com outro vidro, metais e a própria alvenaria. A norma recomenda utilizar proteção nos furos e recorte com calços feitos de materiais que não absorvam água e muito menos possam vir a apodrecer.

 

Caso o chuveiro fique do lado contrário à porta ou transpasse, o mínimo exigido será de 50mm. Se por algum motivo o transpasse tenha que ser menor que 50mm, utilizar um perfil de vedação. Em caso de instalação de box de abrir, a porta deve abrir somente para o lado interno do box de vidro.

 

Essa porta deve ser de fácil remoção e seu cliente orientado sobre como remover esse vidro de forma correta e segura caso ocorra algum acidente. Para vedação, é recomendado silicone de cura neutra e a vedar os perfis na alvenaria. Drenos do lado interno do perfil guia inferior irão auxiliar no escoamento d’água.

 

A norma técnica ABNT NBR 14.207 também exige que os fabricantes façam testes de seus produtos em laboratório credenciado ao Inmetro. São feitos testes do box de vidro montado e também dos componentes e ferragens utilizadas no mesmo. Portanto, exija produtos apenas normatizados.

 

O vidro deve ter a marca do fabricante e orientação da empresa responsável pela instalação do box. Crie um adesivo com uma boa aparência e durabilidade, e cole de maneira bem discreta para não poluir o visual do box de vidro. Além de seguir a recomendação da norma, é uma forma de divulgar sua marca. 

 

Mesmo que o box de vidro não apresente qualquer tipo de problema ou irregularidade em seu funcionamento, é recomendável fazer uma manutenção preventiva a cada 12 meses. Os vidraceiros sabem disso, mas o cliente, na maioria das vezes, não. É mportante então passar essa recomendação, e uma forma de garantir mais serviços, já que a manutenção também pode ser bastante lucrativa. Confira nossas dicas sobre o mercado de manutenção.

 

Caso o box de vidro apresente qualquer irregularidade ou mau funcionamento, recomende ao cliente interromper o uso imediatamente até fazer a manutenção necessária. Alguns exemplos de mau funcionamento são: porta abrindo ou fechando com dificuldade; guia da porta quebrada, batedores inferiores ou superiores quebrados ou soltos; contato do puxador da porta com a lateral da outra folha de vidro; dobradiça com jogo ou folga; trava de segurança solta ou danificada e excesso de balanço no conjunto box.

 

O vidro temperado é forte, mas não é inquebrável. Por isso, alguns cuidados básicos na sua instalação, manutenção e limpeza são fundamentais para evitar acidentes. A limpeza do vidro também deve ser feita com cuidado para não provocar arranhões. Informe o cliente sobre os procedimentos adequadas, para que este use produtos específicos para vidro temperado, pano macio e água morna e limpa do próprio chuveiro. Nunca devem ser utilizados produtos com cloro ou abrasivos, pois podem provocar graves danos ao box de vidro.

 

Deixe um comentário

20 − 13 =

×