Meu vidraceiro

Como fechar um orçamento?

A principal função do Meu Vidraceiro é conectar contratantes que buscam serviços de vidraçaria na internet com vidraceiros. Todos os dias a plataforma recebe diversos pedidos de orçamento para os mais variados serviços e regiões do país. Assim que o vidraceiro libera os contatos do contratante, a negociação fica por conta própria, por isso é muito importante saber fechar o orçamento, para não perder tempo e investimento. Você sabe como fechar um pedido de orçamento? Separamos algumas dicas ajudam a melhorar a técnica de comunicação com o contratante e assim oferecer um orçamento efetivo.

 

Seja acertivo 

É importante verificar se você oferece os serviços que o contratante deseja. Não adianta entrar em contato com quem estiver precisando de uma instalação de guarda-corpo se você não oferece esse tipo de serviço. Depois dessa triagem, o pedido de orçamento realmente te interessou?  Ligue para o contratante e agende uma visita no local que o serviço será prestado. Faça as medições corretas e, se possível, já apresente sua proposta. Muitos vidraceiros acabam enviando a proposta por e-mail, e o contratante, por não entender a proposta, irá apenas comparar o valor com o de outros profissionais. 

 

Mostre as ferragens

O orçamento tem que ter que ter a ferragem especificada e mostrar tudo que será colocado, inclusive na visita é interessante levar o modelo das peças que serão aplicadas para que o cliente entenda a qualidade do serviço final. É importante ter amostras dos produtos para apresentar, assim o contratante não ficará preso apenas ao preço.

 

Não se limite apenas a um serviço

A visita até o local também é importante para criar novas oportunidades. Não se limite ao que o contratante pediu, e observe as necessidades e possibilidades que visualizou na casa do contratante para sugerir produtos adicionais. Por exemplo, você foi chamado para fazer um box de vidro, mas verificou que o banheiro ainda não tem um espelho, que no box podem ser colocadas prateleiras de vidro, ou até uma janela precisando de reparos, sugira tais itens. Às vezes a oportunidade é uma só, é uma grande chance estar na casa do cliente. Nunca se limite à apenas o que o cliente pediu. Ofereça também produtos diferenciados dentro do que foi solicitado, como um vidro impresso. O cliente não sabe que quer algo que ele desconhece ou que não lhe foi apresentado. 

 

Faça uma visita até o local

Muitos profissionais que trabalham com vidro dispensam a visita até o local do serviço porque acreditam que o contratante quer apenas o preço. Uma das suas funções como profissional é mostrar as etapas e explicar os valores, assim o contratante não escolherá apenas pelo valor, e sim pela qualidade. Caso o contratante opte pelo orçamento por e-mail, tente reverter a situação com argumentos. Diga que precisa mostrar o material que será colocado na casa, crie argumentos que gerem curiosidade de saber mais. Se não conseguir convencê-lo diga que abrirá uma exceção e enviará por e-mail. Dados mostram que de 80 a 90% dos orçamentos são fechados quando apresentados pessoalmente, com explicação e amostras dos produtos que serão instalados, contra apenas 30% dos enviados por e-mail. Defender sua proposta é uma negociação, sempre desvie o foco de preço para a qualidade.

 

Não esqueça das medidas 

Um erro muito comum que os profissionais cometem é anotar as medidas captadas na visita de qualquer jeito só para passar o orçamento e não organizar essas anotações. Quando o contratante fecha, o vidraceiro acaba tendo que medir tudo de novo, perdendo tempo em uma visita desnecessária, que já foi feita. Não adianta economizar visita na hora mais importante que é a do orçamento e fechamento, e perder tempo com retrabalho. As informações precisam ser organizadas em uma planilha, o profissional tem que entender de Excel pelo menos em nível básico.

 

Divulgar os serviços que você oferece é tão importante quanto oferecer serviços de qualidade. Ganhe maior visibilidade no âmbito digital e faça o cadastro gratuito no Meu Vidraceiro. Você terá a oportunidade de receber mais pedidos de orçamento, e assim, aplicar as nossas dicas para fechar o projeto. Boa sorte!

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