Meu vidraceiro

Como limpar os vidros da sacada?

Manter um envidraçamento de sacada limpo e bem cuidado pode aumentar a durabilidade dos vidros e ferragens presentes na instalação. A limpeza de sacada deve ser feita corretamente e com os produtos certos para não riscar os vidros. O Meu Vidraceiro separou as dicas essenciais para uma perfeita limpeza de sacada:

1- O primeiro passo na limpeza de sacada, antes de qualquer solução com água, é aspirar o pó dos trilhos. O acúmulo de sujeira prejudica o deslizamento do sistema, além de criar crostas de pó que com o passar do tempo ficam de difícil remoção. Não retirar o pó também pode comprometer o desempenho das roldanas, o que pode exigir uma troca precoce da ferragem.

2- A água com detergente neutro é a melhor solução para uma boa limpeza de sacada, porque além de remover a sujeira, não mancha os vidros. Misture 500ml de água com 4 gotas de detergente em um borrifador e use no vidro.

3- Caso o vidro esteja muito manchado acrescente meio copo de vinagre para remover a gordura, maresia, pó de mineira e sujeiras encrustadas.

4- O segredo para uma boa limpeza de sacada não está apenas nos produtos utilizados nos vidros, e sim, em uma secagem rápida e eficiente. É fundamental utilizar duas flanelas secas para esse processo. Depois de borrifar a solução com água, use uma das flanelas para retirar os resíduos e outra, logo em seguida, para secar o vidro.

5- O truque para um vidro com efeito translúcido é a água com gás, pois as bolhas presentes na bebida, em conjunto com o detergente líquido, ajudam a acelerar a limpeza.

6- A limpeza de sacada deve ser feita nos intervalos de no mínimo 12 meses em zona urbana ou rural, e no mínimo a cada 6 meses em zona marítima ou industrial.

7- Recomenda-se não utilizar detergentes abrasivos, água sanitária, saponáceos, esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo na limpeza de sacada. Objetos cortantes ou perfurantes, produtos derivados do petróleo (vaselina, removedor, tiner, etc) e produtos ácidos ou alcalinos, pois sua aplicação pode manchar ou tornar opacas as superfícies.

8- Não podem ser aplicados óleos e graxas, uma vez que todas as articulações e roldanas já trabalham sobre uma camada deslizante, e estes produtos contém em sua composição ácidos e outros aditivos não compatíveis com os materiais utilizados na fabricação do sistema.

Além de uma boa limpeza do envidraçamento de sacada, manter a manutenção é muito importante para a durabilidade do projeto. Faça o cadastro gratuito no Meu Vidraceiro e solicite um pedido de orçamento, seja para manutenção, instalação ou para qualquer outro projeto com vidro. O profissional ideal pode estar próximo a você!  

×