O vidro é um material 100% reciclável o que possibilita a sua reutilização sem comprometer sua qualidade.
Segundo a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, a sustentabilidade é a utilização responsável dos recursos visando a preservação do meio ambiente e se preocupando em não esgotar os recursos para o futuro. O vidro é um material 100% reciclável o que possibilita a sua reutilização sem comprometer sua qualidade. Com isso, a utilização de materiais sustentáveis em construções tornou-se algo comum.
Os principais vidros em uma construção sustentável
Seguindo a trilha da sustentabilidade, atualmente existem alguns tipos de vidros que foram feitos pensando em contribuir para a redução de energia elétrica, diminuindo o consumo exacerbado e ajudando a preservar o meio ambiente. Para se ter ideia, o consumo de energia elétrica emite gases de efeito estufa e poluentes. Com os vidros de controle de raios ultravioleta e de controle térmico são utilizados com a finalidade de diminuir o consumo principalmente de ar condicionado, por contribuir para um ambiente com temperatura confortável. Vamos listar algumas opções de vidro a seguir:
vidros low-e
Os vidros low-e filtram os raios solares e possui um revestimento que absorve os raios infravermelhos. É muito utilizado em localidades onde existe baixa temperatura para manter o ambiente confortável mantendo o isolamento térmico. Este tipo de vidro realiza um isolamento da temperatura até cinco vezes mais que um vidro monolítico.
vidros duplos ou insulados
Os vidros duplos ou insulados possuem duas chapas de vidro, trabalhando tanto no efeito térmico quanto no efeito acústico. Mantém a temperatura interna diminuindo o consumo de energia. É bastante útil quando há uma grande variação de temperatura entre o ambiente interno e externo, além de bloquear ruídos oferecendo maior conforto aos ambientes.
vidros de controle solar
O vidro de controle solar permite que os raios solares penetrem o ambiente refletindo parte do calor do sol e possui uma camada metalizada em sua superfície. Frequentemente encontrado em prédios comerciais com um efeito espelhado, também utilizado para uma estética diferenciada.
Vidros autolimpantes
Os vidros autolimpantes foram desenvolvidos a partir da dificuldade de realizar a limpeza dos vidros em fachadas de prédios. Possui uma camada de dióxido de titânio que interage mais facilmente com a água facilitando sua limpeza evitando manchas de produtos químicos de limpeza que ocasionalmente se encontram em vidros sem a camada de dióxido de titânio.
Esses vidros são aplicados em indústrias e outros lugares que ficam em grande exposição à poeira.
Principais vantagens de utilizar vidros sustentáveis
Em conclusão, pudemos ver que há opções de vidros que contribuem para a sustentabilidade no mercado com algumas características diferentes entre si. Um vidro sustentável tem uma vantagem na economia de energia elétrica devido às suas funções térmicas e acústicas.
A Associação Brasileira de Qualidade Acústica considerou que a poluição sonora é nociva para a população. Segundo a Associação, 10% da população mundial está exposta a ruídos sonoros nocivos que podem ocasionar perda auditiva. Nesse sentido vimos que os vidros que possuem isolamento acústico além do isolamento térmico tendem a ter um impacto positivo na sociedade.