Meu vidraceiro

6 dicas imprescindíveis para uma instalação segura de envidraçamento de sacada

Crédito imagem: Perfect Glass

 

Uma das maiores demandas no segmento vidreiro é o envidraçamento de sacada, mercado que tende a crescer cada vez mais em função da verticalização das cidades, sendo uma grande oportunidade de faturamento para vidraçarias e vidraceiros autônomos. Para uma instalação segura, que garanta a satisfação do cliente e possíveis indicações para mais serviços, é fundamental seguir os requisitos de segurança da norma técnica NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio. Para lembrá-lo da importância de seguir as recomendações da norma, selecionamos algumas dicas.  

 

1-Especificação do vidro

O envidraçamento de sacada pode ser feito com vidros temperados ou laminados. A definição do vidro mais seguro, assim como sua espessura mais adequada, irá depender da região e altura do local de instalação. A norma ABNT NBR 16259:2014 indica uma tabela com os valores de pressão de vento conforme a região do país e altura da fachada da edificação, e os respectivos cálculos devem ser feitos. É imprescindível o vidraceiro ter as normas técnicas disponíveis para consultas. A espessura deve ser calculada de acordo com o estabelecido pela ABNT NBR 7199.

 

A norma ABNT NBR 16259:2014 indica uma tabela com os valores de pressão de vento conforme a região do país e altura da fachada da edificação, e os respectivos cálculos devem ser feitos

 

2-Fixação ao perfil

Após todas as medidas serem milimetricamente calculadas e feita toda a verificação do prumo e nível do vão, é importante realizar uma limpeza do mesmo para prosseguir com a fixação dos perfis. Em seguida será a vez da fixação dos vidros ao perfil, a qual pode ser feita de forma mecânica, por meio de parafusos, ou química, através de adesivos.

 

De acordo com a norma ABNT NBR 16259, “a fixação mecânica deve ser feita com parafusos de material inoxidável, entre alumínio e alvenaria e alumínio e alumínio. Os parafusos devem ser adequados, quanto à espessura e tamanho, à necessidade de fixação dos perfis (diâmetro e comprimento). O instalador deve se certificar de que os parafusos alcancem a viga e/ou concreto, e a profundidade do furo na viga deve ser compatível com o comprimento do parafuso, possibilitando a correta ancoragem do sistema”.

 

A fixação mecânica deve ser feita com parafusos de material inoxidável, entre alumínio e alvenaria e alumínio e alumínio. O instalador deve se certificar de que os parafusos alcancem a viga e/ou concreto, e a profundidade do furo na viga deve ser compatível com o comprimento do parafuso, possibilitando a correta ancoragem do sistema.

 

Envidraçamento de sacada retrátil com vista para o mar

Crédito: Classe A

 

Para garantir uma eficiente fixação química no envidraçamento de sacada, deve-se primeiro realizar a limpeza do perfil e do vidro, eliminando qualquer sujeira ou substância desengraxante, pois estas irão prejudicar a aderência do produto. Recomenda-se o uso de álcool isopropílico 90% ou um ativador de superfície indicado pelo fabricante do adesivo. Aliás, seguir as recomendações do fabricante é primordial, tanto em relação à quantidade de produto a ser aplicado e tempo de cura como a orientação quanto às cargas suportadas por quantidade aplicada do adesivo.

 

Quando utilizados selantes à base de silicone, estes devem ser de cura neutra e utilizados para colagem estrutural. No caso de adesivos à base de poliuretano, este não pode ser exposto aos raios ultravioleta e, em caso de uma parte do adesivo ficar exposto, este deve ser selado. Vale ressaltar também que o adesivo não pode ser aplicado no perfil sem acabamento, o qual não pode ter falhas, pois isto pode comprometer o desempenho do adesivo. A área de aplicação do adesivo deve ser de acordo com o peso do vidro e tamanho do perfil. 

 

O adesivo não pode ser aplicado no perfil sem acabamento, o qual não pode ter falhas, pois isto pode comprometer o desempenho do adesivo. A área de aplicação do adesivo deve ser de acordo com o peso do vidro e tamanho do perfil.

 

3-Espaçamento dos perfis

Perfil de fixação na alvenaria e trilho superior: Se a sacada for reta, a norma recomenda que o espaçamento entre os elementos de fixação do perfil de fixação e do trilho superior deve ser no máximo de 500 mm, sendo que, na zona de recolhimento (estacionamento) dos painéis, a distância entre eles deve ser de no máximo 70 mm.

 

Se a sacada é curva, o espaçamento entre os elementos de fixação, quando aplicáveis em projetos curvos, deve obedecer a seguinte regra: a cada 50 mm da emenda do perfil, deve-se utilizar um elemento de fixação; quando esta seção for maior que 500 mm, seguir a orientação da sacada reta. Perfil de fixação na alvenaria e/ou trilho inferior: Tanto para sacada reta quanto para sacada curva, os espaçamentos devem ser os mesmos utilizados no trilho superior.

 

4-Vedação do sistema

“Antes do início do processo de vedação, deve-se assegurar que a superfície a ser vedada esteja totalmente limpa e seca. Utilizar somente selantes de cura neutra. Vedar todos os encontros dos perfis com a alvenaria, bem como todas as suas emendas. Na fixação inferior, vedar os furos e os elementos de fixação com selante”, indica a norma de envidraçamento de sacada.

 

envidraçamento de sacada reta grande e decorada

Crédito: Mota Envidraçamento

 

5-Travas de segurança

O sistema de envidraçamento de sacada deve conter trava ou travas de segurança para os painéis quando recolhidos. As travas devem manter a integridade do sistema em caso de esforços ou impactos, e sua existência deve ser comprovada visualmente.

 

6-Carga estrutural

Após instalado, o sistema deve suportar cargas e tensões estabelecidas. O ponto crítico de carga é a área de recolhimento dos painéis quando o sistema encontra-se aberto. Mais uma vez é importante consultar a norma de envidraçamento de sacada. Deve-se consultar também, na elaboração do projeto, o engenheiro calculista do edifício onde o sistema deve ser instalado ou a construtora do prédio. Caso não haja possibilidade de acesso às informações dos cálculos estruturais, o responsável pelo projeto deve seguir os parâmetros exigidos na ABNT NBR 6120 e/ou executar prova de carga, descrita na ABNT NBR 9607, para definição da resistência do elemento estrutural.

 

Após instalado, o sistema deve suportar cargas e tensões estabelecidas. O ponto crítico de carga é a área de recolhimento dos painéis quando o sistema encontra-se aberto. 

 

Já trabalha com envidraçamento de sacada? Aumente suas chances de receber mais pedidos de orçamento em sua região e faça o cadastro gratuito no Meu Vidraceiro. Todos os dias são registrados diversos pedidos de orçamentos por contratantes que buscam serviços de vidraçaria pela internet.

 

Deixe um comentário

5 × um =

×