O vidro se tornou indispensável em projetos arquitetônicos e sua utilização destaca os ambientes comerciais e residenciais. As peças feitas com vidro tem conquistado cada vez mais os clientes e com isso as oportunidades de trabalho para vidraceiros tem crescido de forma considerável, por isso oferecer um serviço de qualidade é fundamental para quem trabalha no ramo vidreiro.
Conheça as principais ferramentas utilizadas por vidraceiros
O primeiro passo para escolher as ferramentas certas é saber qual serviço você vai oferecer como: Montagem de estantes, esquadrias, prateleiras, colocação de boxes, janelas, mesas, divisórias, entre outros.
Dependendo do tipo de serviço o vidraceiro pode precisar de ferramentas básicas ou de ferramentas específicas de acordo com tipo de trabalho.
Ferramentas para corte e instalação
Trabalhar com vidros requer precisão para fazer cortes e realizar um acabamento profissional nas instalações das peças, por isso algumas ferramentas são fundamentais para que o vidraceiro entregue um serviço de qualidade para os clientes como:
-
Estilete para vidros;
-
Furadeira de bateria para vidros simples e duplo;
-
Furadeira de impacto;
-
Parafusadeira de bateria;
-
Diamante;
Ferramentas de medição para vidros
As ferramentas de medição servem para auxiliar na correta instalação de peças de vidros sem a utilização da ferramenta adequada o vidraceiro pode correr o risco de realizar o serviço com qualidade duvidosa e trazer problemas para o cliente e profissional futuramente.
Veja algumas ferramentas que devem ser utilizadas:
-
Trena ou fita métrica;
-
Paquímetro;
-
Esquadro;
Ferramentas de nivelamento
Um vidro torto ou mal colocado pode ser um grande problema para o vidraceiro, por isso é importante utilizar ferramentas de nivelamento para que não ocorra problemas como esses nas instalações como:
-
Prumo;
-
Nível.
Produtos de vedação
Os materiais de vedação são fundamentais para dar acabamento ao vidro, por isso é importante o vidraceiro conhecer bem a função de cada produto como colas de contato, vedação, fixação, silicone, fitas adesivas e impermeabilizantes para vidros. Existem diversos tipos de cola específicas de acordo com cada necessidade do vidro e do ambiente em que ele será instalado.
Aplicador de silicone
O aplicador de silicone serve para unir o vidro e seus componentes por meio da aplicação de silicone e pode ser utilizado várias vezes apenas substituindo os produtos de vedação e fixação.
Ferramentas para acabamento
O acabamento é o toque final do vidraceiro na peça de vidro e deve ser feito com cautela e perfeição, pois é nesse momento que o profissional será avaliado pelo cliente, não adianta fazer tudo correto e no finalização do serviço não utilizar as ferramentas corretas para entregar um trabalho de qualidade.
-
Espátula – Remove excesso de colas, massas e serve para ajustar vidros;
-
Martelo borracha- Ajuda realizar ajustes durante a instalação do vidro.
Use ferramentas adequadas
Use sempre itens de segurança, limpeza e antes de qualquer instalação observe se os materiais estão organizados e com estado perfeito assim você pode oferecer sempres um serviço adequado e de qualidade para os seus clientes.