O box de vidro é, sem dúvidas, um dos serviços mais buscados pelos clientes. Sendo assim, é um tipo de projeto que pode trazer grandes lucros para a sua vidraçaria, além de facilitar a captação de novos clientes por recomendações caso o profissional ofereça um bom atendimento e instalações de qualidade. Veja as dicas que o Meu Vidraceiro separou para fazer a instalação de um box de vidro da melhor maneira possível:
1 – Antes de tudo, conheça a norma utilizada para instalação de box de vidro
Já ressaltamos nesse post os motivos pelos quais as normas técnicas devem ser seguidas à risca. A norma NBR 14207 indica que sempre devem ser utilizados vidros de segurança (laminado ou temperado) nas instalações dos boxes.
Essa indicação é importante pois além de apresentarem maior resistência mecânica e térmica em relação ao vidro comum, também evitam maiores acidentes em caso de quebra, já que o vidro laminado mantém os cacos de vidro colados na película que fica entre as chapas e o vidro temperado se estilhaça em pequenos pedaços menos propícios a causar cortes.
Um ponto importante a respeito do vidro temperado é que ele deve ter no mínimo 8 mm de espessura neste tipo de projeto. A norma indica também que o vidro precisa conter o nome ou logomarca do fabricante, e deve mostrar a empresa que fez a instalação.
Antes de realizar a instalação, o vidraceiro também deve se certificar que os produtos que serão utilizados – vidros, ferragens e quaisquer outros componentes – foram testados e certificados em laboratório credenciado pelo Inmetro.
Confira: 8 dicas para instalação de vidros com segurança
2 – Indicações para a porta do box
A parte que se abre do box deve sempre ficar do lado oposto ao chuveiro, com espaço mínimo de 50mm. Além disso, a porta deve ter a abertura direcionada para a parte de dentro da instalação (caso a porta seja de abrir).
3 – Ferramentas necessárias para a instalação do box
Durante a instalação é imprescindível que o vidraceiro utilize EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual) e possua equipamentos de medição para se certificar que o serviço será feito corretamente e com segurança.
Durante o serviço, o profissional possivelmente utilizará as seguintes ferramentas:
-
Chave de fenda
-
Chave Philips
-
Alicate universal
-
Alicate Rebitador Pop
-
Alicate de pressão
-
Jogo de chaves Allen
-
Lima Chata Bastarda
-
Martelo
-
Estilete
-
Arco de Serra
-
Serra de Esquadria
-
Furadeira e parafusadeira
4 – Capriche na vedação
A vedação é a etapa responsável por impermeabilizar o box, evitando a passagem de água e sujeira que poderiam entrar pelos vãos do vidro e prejudicar a obra. Para fazer a vedação de forma efetiva, é importante utilizar materiais de qualidade e adequados para ambientes com alta umidade: atualmente é possível utilizar silicone e perfis de vedação em PVC ou borracha, por exemplo. Vede os perfis de alvenaria e faça drenos no lado interno para o escoamento da água.
Instrua o cliente a interromper o uso do box imediatamente caso ele apresente alguma irregularidade como dificuldade de abrir e fechar, folga entre as dobradiças ou outros componentes danificados e explique sobre as manutenções preventivas, que são recomendáveis 1 vez por ano.
Você é Vidraceiro?
Quer também profissionalizar seu negócio, ter a gestão de sua vidraçaria na palma da mão, fazer orçamentos em minutos e ainda anunciá-la para o público final? Torne-se cliente parceiro Meu Vidraceiro e evolua seu negócio!
Faça o teste grátis!
Android: https://bit.ly/baixarmvandroid
iOS: apple.co/3zPj0I1
Desktop: https://app.meuvidraceiro.com.br/entrar
Se você gosta de receber dicas e informações relacionadas ao setor vidreiro fique de olho no conteúdo do nosso blog. Veja também como utilizar o software Meu Vidraceiro para administrar o seu negócio com mais eficiência.